Papa Francisco no Ângelus de hoje. Captura de Youtube
VATICANO, 27 Ago. 17 / 09:10 am (ACI).- Antes da oração do Ângelus deste domingo, o Papa Francisco fez uma reflexão na qual destacou que cada católico, cada fiel batizado é uma pedra viva, pequena e preciosa, que nas mãos de Jesus se orienta à construção da Igreja.
Em sua meditação sobre o Evangelho deste domingo, no qual o Senhor diz a Pedro que ele é a pedra sobre a qual construirá a Igreja, o Santo Padre ressaltou que “também conosco hoje, Jesus quer continuar construindo a Igreja, esta casa com fundamentos sólidos, mas onde não faltam rachaduras”, que, além disso, tem “uma contínua necessidade de ser reformada, reparada”.
“Certamente, nós não nos sentimos rocha, mas apenas pequenas pedras. Entretanto, nenhuma pedra pequena é inútil, antes pelo contrário, nas mãos de Jesus a menor pedra se torna preciosa, porque Ele a recolhe, a guarda com grande ternura, a trabalha com o seu Espírito, e a coloca no seu lugar certo, que Ele desde sempre pensou e onde pode ser mais útil para toda a construção”.
Francisco sublinhou que “cada um de nós é uma pequena pedra, mas nas mãos de Jesus participa da construção da Igreja”.
“Todos nós, por menores que sejamos, nos tornamos ‘pedras vivas’, porque quando Jesus pega a sua pedra, a faz sua, a torna viva, cheia de vida, repleta de vida pelo Espírito Santo, repleta de vida de seu amor, e assim temos um lugar e uma missão na Igreja: ela é comunidade de vida, feita de tantas pedras, todas diferentes, que formam um único edifício no sinal da fraternidade e da comunhão”.
O Papa disse também que “o Evangelho deste domingo (Mt 16,13-20) nos recorda uma passagem chave no caminho de Jesus com seus discípulos: o momento em que Ele quer verificar até que ponto ele têm fé Nele”.
O Santo Padre ressalta a resposta de Pedro, que surge do coração: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. “Simão Pedro encontra em seus lábios palavras que são maiores do que ele, palavras que não vem de suas capacidades naturais”.
Da resposta do primeiro Papa, prossegue Francisco, “Jesus compreende que, graças à fé dada pelo Pai, existe um fundamento sólido sobre o qual se pode construir a sua comunidade, a sua Igreja. Por isto diz a Simão: ‘Tu és Pedro – isto é, rocha, – e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja”.
O Evangelho de hoje também “nos recorda que Jesus quis para a sua Igreja um centro visível de comunhão em Pedro – também ele não é uma grande pedra, mas tomada por Jesus, torna-se o centro de comunhão – é nele que se sucedeu uma mesma responsabilidade principal, que até as origens, se identificou nos bispos de Roma, a cidade onde Pedro e Paulo deram testemunho de sangue”.
Para concluir, o Papa desejou que “Maria, Rainha dos Apóstolos, Mãe da Igreja” sustente todos e “nos acompanhe com a sua intercessão, para que realizemos plenamente a unidade e a comunhão pela qual Cristo e os Apóstolos rezaram e deram a vida”.
Aci Digital
|
domingo, 27 de agosto de 2017
Papa Francisco: Nas mãos de Jesus somos pequenas pedras vivas para construir a Igreja
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário