Capture d'ecran YouTube / KTO |
https://www.youtube.com/watch?v=BzNJv50500U
Sacerdote greco-católico romeno foi nomeado pelo Papa Francisco
Quem se acostumou a vincular inconscientemente os bispos católicos a faixas etárias superiores a 50 anos poderá ficar surpreso ao saber que dom Cristian Crişan tem 38 anos de idade e é o bispo auxiliar da arquidiocese de Alba-Iulia e Făgăraș, na Romênia.
Nomeado pelo Papa Francisco em janeiro deste ano, dom Cristian recebeu a ordenação episcopal na catedral romena de Blaj, na Transilvânia, neste último 21 de junho, tornando-se o bispo católico mais jovem do mundo.
Aliás, o fato de ele ser católico também pode surpreender quem não sabia que a Igreja Católica é formada por 24 igrejas autônomas, com jurisdição sobre a própria liturgia por razões históricas, mas unidas pela mesma fé e integradas sob a condução do Papa. É o caso da tradição greco-católica romena, de rito bizantino, que tem costumes e nomenclaturas próprias, mas é fiel à única Igreja. Saiba mais a respeito dessa riqueza católica de ritos e tradições acessando o artigo recomendado abaixo.
Dom Cristian Crişan tem forte vínculo com a França: durante muitos anos, ele foi o pároco da paróquia greco-católica romena Saint-Georges-des-Roumains, em Paris, além de reitor da missão greco-católica romena na mesma cidade.
Aleteia
Nenhum comentário:
Postar um comentário