Quem nunca caiu nas mãos arrebatadoras da “preguiça”?
É só ouvir o barulhinho da notificação e a gente, sem perceber, dá mais atenção a isso do que deveria, perdendo, assim, um instante precioso de nossa vida.
São João Bosco lembra o que alguns padres da Igreja já disseram: “A preguiça é a mãe de todos os vícios”, pois enfraquece a nossa atenção e abre a porta a outros vícios que nos oprimem.
O contrário da preguiça são a diligência, a presteza, a constância, a atividade, o trabalho, a responsabilidade. E, embora não pareça, vencer a preguiça é muito fácil. Só é preciso tomar a decisão e colocar em prática estes simples conselhos que os santos nos dão:
1ESTABELECER METAS E PRIORIDADES
“Cuida da ordem para que a ordem não cuide de ti” – Agostinho de Hipona.
Estabeleça metas diárias, semanais e anuais para tudo, inclusive (por que não?) para a vida. Trate de cumpri-las. Seja organizado e, se vir que não consegue, reavalie as metas e estabeleça outras (talvez mais realizáveis). Uma boa organização com metas pode ajudar a erradicar a preguiça.
2MINIMIZAR GRANDES TAREFAS
“Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível” – São Francisco de Assis.
Às vezes, nos deparamos com coisas tão difíceis de fazer que passamos a evitá-las, dizendo: “eu nunca vou conseguir”. A estratégia, neste ponto, consiste em dividir uma grande tarefa em várias partes, empregando ciclos para realizá-las. Siga o conselho de São Francisco: comece aos poucos.
3TER DISCIPLINA
“Para manter uma lâmpada acesa temos que continuar a colocar azeite nela” – Madre Teresa de Calcutá.
Estabeleça horários para tudo e trate de segui-los. Isso ajuda a melhorar a disciplina e a não cair na preguiça.
4TREINAR
“Tem paciência com todas as coisas, principalmente contigo mesmo” – São Francisco de Sales.
Imite os grandes atletas. Se você falhar, tente novamente. Não desista até conseguir.
5ELIMINAR DISTRAÇÕES
“As distrações na vida podem ser internas ou externas. Se alguém está distraído em seu interior, é mais provável e possível que fique em condições de maior fragilidade exterior” – São João Paulo II.
As distrações devem ser combatidas desde o seu interior para evitar que elas sejam exteriorizadas.
6SER ENTUSIASTA COM OS OUTROS
“O amor perfeito tem esta força: fazer-nos esquecer de nossa própria alegria para alegramos a quem amamos” – Santa Teresa de Ávila.
O fato de deixarmos o egoísmo e nos aproximarmos de quem está ao nosso lado também nos ajuda a evitar a preguiça.
7VIVER O PRESENTE
“Faça tudo por amor e para o amor, fazendo bom uso do tempo presente. E não estará ansioso com o futuro” – São Francisco de Sales.
Deixe de lado a procrastinação e não postergue as obrigações. “Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje”.
8NÃO SE SOBRECARREGAR DE RESPONSABILIDADES
Procure o suficiente, procure o que basta. E não queira mais. O que passar disso é opressão, não alívio. Isso derruba, em vez de levantar” – Santo Agostinho.
Não tente fazer milhares de coisas ao mesmo tempo. O “multitasking” está cientificamente comprovado que não funciona. É melhor fazer uma coisa bem feita do que dez capengas. Assim, você não cairá no esgotamento.
9DESCANSO NÃO É PREGUIÇA
“…porque o descanso não é fazer nada: é se distrair nas atividades que exigem menos esforços”- São Josemaria Escrivá.
Não confunda com preguiça o descanso depois de uma árdua tarefa, de uma meta alcançada. Precisamos e merecemos descansar para recarregar as energias e continuar produzindo.
Fonte: Aleteia
Nenhum comentário:
Postar um comentário