Translate

quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Como apreciar a vida mesmo quando tudo é incerto

ANXIETY
tommaso79 | Shutterstock
por Philip Kosloski

Com o futuro, geralmente é difícil lidar, mas Deus nos mostra a maneira de aproveitar a vida sem ser oprimido pela incerteza.

É um desejo natural querer estar no controle de seu futuro. Quando nos sentimos no controle, podemos prever o que acontecerá e ter uma sensação de segurança.

No entanto, na realidade, temos muito pouco controle sobre o que vai acontecer a seguir e, quando tudo flutua diariamente, isso pode nos levar a um estado de profunda ansiedade.

A chave para permanecer são e aproveitar a vida quando o futuro não está mais em nossas mãos é focar no hoje.

Jesus explicou aos seus discípulos: “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo. Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu cuidado” (Mateus 6, 33-34).

Jesus quer que nos concentremos em viver o Evangelho hoje, no momento presente.

O padre Francis Xavier Lasance explica esse estilo de vida em seu livro My Prayer Book.

Um dos segredos de uma vida cristã agradável e feliz é aprender a viver cada dia. São os prolongamentos que nos cansam. Pensamos na vida como um todo, atropelando-nos. Não podemos travar essa batalha continuamente por meio século. Mas realmente não há prolongamentos. A vida não vem para nós toda de uma vez; acontece apenas um dia de cada vez.

Quando pensamos na vida, é fácil pensar em tudo acontecendo ao mesmo tempo. No entanto, isso nunca acontece. Cada momento passa, e devemos nos preocupar primeiro com aquele único momento.

É um segredo bendito este: o de viver o dia. Qualquer um pode carregar seu fardo, por mais pesado que seja, até o anoitecer. Qualquer um pode fazer seu trabalho, por mais difícil que seja, por um dia. Qualquer um pode viver com doçura, paciência, amor e pureza até o pôr do sol. E isso é toda a vida para nós – apenas um pequeno dia.

Se pudermos nos concentrar no hoje, poderemos aproveitar a vida com mais facilidade. Embora certamente precisemos ter em mente como nossas ações afetarão nosso futuro, precisamos perceber que nossa vida não está sob nosso controle e que pensar muito no futuro pode nos distrair.

Cumpra o dever de hoje, lute contra as tentações de hoje e não se enfraqueça ou se distraia olhando para frente para coisas que você não pode ver e não entenderia se as visse. Deus nos dá noites para encerrar em nossos pequenos dias. Não podemos ver além deles. Os horizontes curtos tornam a vida mais fácil e nos oferecem a chave de uma vida santa e corajosa.

Tudo pode mudar amanhã. O dever importante que temos é cumprir as responsabilidades de hoje e confiar que Deus cuidará do resto.

Quando vivemos nossas vidas confiando em Deus e vivendo no momento presente, podemos finalmente descansar em paz e desfrutar o que Deus nos deu.

Aleteia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF