Com restrição de público e seguindo todos os protocolos de prevenção para conter o contágio da COVID-19, cerimônia realizada no Santuário do Menino Jesus em Brasilândia. A missa foi presidida pelo Administrador Apostólico da Arquidiocese de Brasília, Dom José Aparecido, concelebrada pelo bispo auxiliar Dom Marcony Ferreira e Monsenhor Geovanni, seminaristas, padres e alguns familiares dos ordenantes. A animação ficou por conta da banda Maranata e da banda do Seminário Redemptoris Mater.
Aos que não puderam estar presentes, a missa foi transmitida ao vivo pelas redes sociais da Arquidiocese de Brasília, rádio Nova Aliança, TV e rádio Canção Nova Brasília.
Ao contrário das celebrações cotidianas, a cerimônia presbiteral consta com algumas etapas específicas descritas no“ Pontificale Romanum”, são elas: eleição do candidato; homilia; Proposito do eleito; ladainha; imposição das mãos e prece de ordenação; unção das mãos e entrega do Cálice e da Patena.
Os ordenados são ::
Seminário Nossa Senhora Aparecida:
Pe. André Marinho de Souza
Pe. Felipe Ferreira de Souza
Pe. Gustavo Santana Xavier Costa
Pe. Lucas Carvalho de Medeiros
Pe. Silas César dos Reis
Pe. Thaisson da Silva Santarém
Seminário Redemptoris Mater:
Pe. Daniel campos Sevillano
Pe. Danny Miguel Cuenca Cajamarca
Pe. Jesus Enrique Sterling Achipi
Pe. Lucas da Silva Mariano Meneses
Pe. Paulo Henrique Ribeiro dos Santos
Pe. Pawel Sobczak
Pe. Rafael Enrique Macedo
Em sua homilia, Dom José Aparecido destaca o compromisso do presbítero com a igreja, com o povo e com o Cristo, a felicidade do padre “está no ato de servir, na sua amizade íntima com o Cristo, pois é através dessa intimidade com o Senhor que o sacerdote deixa de ser servo e passa a ser amigo, amigo de Cristo. Como amigos do Senhor, os sacerdotes se tornam capazes de partilhar a alegria da Palavra, a beleza da comunhão; sem a intimidade com o Cristo o sacerdote não será capaz de ser fiel no seu ‘servir’, a felicidade do padre não está longe da Cruz, não está na realização humana e sim está na bem-aventurança celeste. O ministério sacerdotal é eterno, pois o padre é indispensável para o plano da Salvação e ele está presente em todas as etapas da vida humana”
Ainda em sua homilia, Dom Aparecido deseja aos novos padres que “a Virgem Maria os acompanhe sempre”.
Nos agradecimentos, o sacerdote eleito, Rafael Enrique, agradeceu a todos que se uniram para o êxito da celebração (imprensa, padres, amigos, formadores, etc..).Em seguida, Pe. João Périos agradece as pastorais, aos organizadores, os padres e a Dom Marcony, Dom José Aparecido, aos reitores, o clero, a imprensa e a todos os presentes.
Dom José Aparecido encerrou com a oração para a eleição do novo arcebispo de Brasília e com a Benção Apostólica.
Link para ver a celebração: https://youtu.be/dP8s2ofEvw4
Texto: Alessandra Gomes
Fotos: Pascom Brasília
Arquidiocese de Brasília
Nenhum comentário:
Postar um comentário