Translate

sábado, 12 de dezembro de 2020

Você tem medo do futuro? Siga o conselho de Moisés

Guido Reni | Public Domain
por Philip Kosloski

Para combater o medo do futuro, de acordo com Moisés, é preciso viver o hoje e renovar a aliança com Deus.

Você sempre tem medo do futuro? O desconhecido cria ansiedade em seu coração?

Moisés lidou com uma situação semelhante com o povo de Israel. Ele os conduziu pelo deserto e eles estavam à beira de entrar na Terra Prometida. No entanto, muitos estavam céticos e com medo do futuro.

De acordo com o Instituto de Estudos Bíblicos de Israel,

“A palavra ‘hoje’ aparece 59 vezes em Deuteronômio – muito mais do que em qualquer outro livro bíblico. Em alguns casos, Moisés usa ‘hoje’ com o significado de ‘em nossos tempos’, mas, sobretudo, ‘hoje’ é usada com o significado de ‘neste exato momento’. A palavra hebraica original para ‘hoje’, falada por Moisés, é ha-iom (הַיּוֹם), que literalmente significa ‘o dia’. Moisés repetia essa palavra para acalmar as pessoas: viva um dia de cada vez.”

Combatendo o medo do futuro

O povo de Israel tinha muito com que se preocupar, já que seu passado recente não era tão grande e eles continuamente duvidavam de Deus e de sua bondade. E, para combater o medo do futuro entre os seus, Moisés sugeria que eles renovassem sua aliança com Deus “hoje”.

Além disso, as palavras de Moisés também têm uma qualidade “eterna” e referem-se ao “hoje” de quem as lê / ouve. O professor Everett Fox explica esse aspecto: “O eternamente renovado ‘hoje’ busca conectar as gerações e uni-las em um destino comum…”

Da mesma forma, o professor Benjamin D. Sommer expande essa ideia em um artigo para o The Jewish Theological Seminary:

“Em última análise, o “hoje” de que fala Deuteronômio inclui o “hoje” do público do livro – isto é, os muitos “hoje” de cada pessoa ao qual o texto se dirige … Deuteronômio deseja que a aceitação dos mandamentos de Deus pelo público ocorra “hoje”, não no passado. O significado religioso parece reservado para um momento que não conhece as gerações passadas nem as futuras, mas apenas um eterno agora.”

Portanto, ao olharmos para o futuro, procuremos não permitir que todas as incertezas nos dominem. Tudo o que Deus quer de nós é que o aceitemos em nosso coração “hoje”, não amanhã ou ontem, mas “hoje”.

Que possamos, então, nos concentrar mais no momento presente, buscando caminhos para seguir a Deus, ao invés de ficarmos presos no passado ou sempre preocupados ou com medo do futuro.

Aleteia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF