Foto referencial. Crédito: Flickr / Ondrej Vanecek (CC BY-SA 2.0) |
LOS ANGELES, 05 jan. 21 / 10:11 am (ACI).- Jesse Martínez, um paciente com Covid-19, espancou um idoso católico até a morte com um cilindro de oxigênio no Hospital Antelope Valley em Lancaster, Califórnia (Estados Unidos), porque o viu rezar.
No final de dezembro de 2020, as autoridades locais indicaram que Martínez seria processado por assassinato, abuso de idosos e crimes de ódio motivados pela religião.
A vítima, David Hernández-García, um católico latino de 82 anos, morava em Lancaster, um subúrbio ao norte de Los Angeles, na Califórnia. O idoso estava sendo tratado por uma infecção por Covid-19 e dividia o quarto com Martínez no hospital local, assinalou o Departamento do Xerife do Condado de Los Angeles em um relatório.
A polícia indicou que o crime ocorreu na quinta-feira, 17 de dezembro de 2020, por volta das 9h45. Explicaram que o idoso “estava internado em um quarto para duas pessoas dentro do hospital com o suspeito, que também estava lá em tratamento. O suspeito ficou chateado quando a vítima começou a rezar. Em seguida, atingiu a vítima com um cilindro de oxigênio”.
Após o severo ataque, o idoso “sucumbiu aos ferimentos e foi declarado morto em 18 de dezembro de 2020, por volta das 10h20. A vítima e o suspeito não se conheciam”, acrescentou.
De acordo com o tenente Brandon Dean, porta-voz do Departamento do Xerife, após o incidente, Martínez foi detido por funcionários do hospital até a chegada da polícia e, em seguida, foi preso.
Autoridades municipais disseram que o hospital pouco poderia ter feito para prevenir a violência, visto que o hospital, um centro de atendimento de urgência, estava "drasticamente sem pessoal e a equipe médica sofrendo de exaustão".
O Departamento do Xerife informou à CNA, a agência em inglês do Grupo ACI, que a investigação ainda estava em andamento e não poderia comentar mais. Uma porta-voz do hospital deu a mesma declaração.
De acordo com o gabinete do procurador distrital do condado de Los Angeles, a leitura da acusação de Martínez foi remarcada de segunda-feira, 28 de dezembro, para a véspera de Ano Novo, porque ele não pôde comparecer ao tribunal por motivos médicos.
Além disso, o xerife indicou nos autos da prisão que o agressor está detido no Centro Correcional Twin Towers, localizado no centro de Los Angeles, no lugar de uma fiança de 1 milhão de dólares. Martínez pode pegar até 28 anos de prisão perpétua na cadeia estadual se for declarado culpado.
Publicado originalmente em CNA. Traduzido e adaptado por Natalia Zimbrão.
ACI Digital
Nenhum comentário:
Postar um comentário