Rostislav_Sedlacek | Shutterstock |
Está chegando o dia do nascimento do seu bebê? É hora de organizar a casa para que o papai e os irmãos mais velhos vivam sua ausência com serenidade. Aqui estão algumas ideias para ir para o hospital sem estresse.
Faltando poucos meses ou mesmo poucas semanas antes do seu parto, você está preocupada de saber como viverá sua pequena “tribo” nesses dias de sua ausência? Diga não ao estresse com esta lista de coisas (e ideias) indispensáveis para se preparar para ir direto para o hospital.
1.Defina as responsabilidades de cada pessoa
Estabeleça algumas instruções detalhadas escritas num papel para cada um de sua família durante sua ausência, para que nem seu marido nem seus filhos tenham que improvisar. Dependendo da personalidade de cada um, seria razoável lembrar a algumas pessoas do seu lar onde começam suas responsabilidades e a outras onde terminam. É hora de dar responsabilidades aos filhos mais velhos. Cada um terá uma tarefa proporcional à sua idade: arrumar a mesa, arrumar a cama, vestir o pijama do irmão ou irmã pequenino, conduzir a oração familiar.
2.Destaque os horários infantis
Atualize a programação das atividades infantis (música, fonoaudiólogo, esporte), bem como os números de telefone caso algo tenha que ser cancelado. Se for possível, é sempre preferível que os filhos mais velhos fiquem em casa durante o tempo que você estiver no hospital dando à luz, para que se sintam menos deslocados.
3.Um calendário para ajudar os filhos menores a esperar pelo seu regresso
Para os filhos menores, faça um calendário onde possa colocar um adesivo todos os dias para os ajudar a ter paciência até o seu regresso. Os filhos mais velhos certamente valorizarão as primeiras fotos ou vídeos de seu irmãozinho ou irmãzinha recém-nascido. Uma boa maneira de desenvolver sua paciência!
4.Pense na oração familiar
Escreva algumas ideias para a oração das crianças: uma canção, algumas palavras para confiar o bebê a Deus, uma vela nova, desenhos para colorir.
5.Para a cozinha, antecipação!
A geladeira e a despensa devem estar bem abastecidos, com produtos fáceis de combinar e que o papai possa cozinhar rapidamente: empadas, macarrões e molhos, carnes e legumes, pão de forma e geléia, iogurtes, etc.. Faça uma lista de cardápios com esses mesmos produtos, bem como possíveis dietas. Você também pode preparar uma lista com outros produtos para comprar que o papai pode usar, se necessário.
6.Planeje tudo para um parto que pudesse ser à noite
Se tivesse que sair de casa no meio da noite, prepare com antecedência uma sacola para as crianças que ficaram em casa com fraldas, mamadeira, bonecos, suéter, tratamento médico, se houver, e algumas instruções escritas numa folha para a pessoa que cuidará delas durante o seu parto. Além disso, é conveniente ter uma pequena lista de amigos ou parentes para telefonar e pedir que venham cuidar das crianças no meio da noite. As crianças devem ser particularmente sensíveis à calma e serenidade que envolverá esta partida inesperada. O ideal é que elas se familiarizem com a pessoa que cuidará delas durante o seu parto. Tranquilize-as explicando seus preparativos.
7.Você já pensou na sua mala para ir ao hospital a dar à luz?
Para evitar o pânico de última hora, prepare com antecedência a mala pequena que você levará e todos os documentos necessários para o dia de sua chegada ao hospital.
8.Os avisos do nascimento já prontos
Se você ainda tiver um tempinho, encontre uma impressora ou site para os avisos do nascimento e comece a escrever os envelopes. Você ou seu cônjuge podem terminar de escrevê-los durante sua estada no hospital.
9.E tudo que você precisa para o bebê?
Para sua volta, compre garrafas de água para amamentar ou mamadeiras, fraldas tamanho recém-nascido, soro fisiológico, um gel especial para a lavagem do bebê e, possivelmente, uma caixa de fórmula infantil, além do necessário para a esterilização. Pense também em arrumar o quarto do bebê para que você não precise fazer isso quando voltar do hospital.
Aleteia
Nenhum comentário:
Postar um comentário