Vladimir Borovikovsky | Public Domain |
São Lucas usou muitos termos da medicina em seus Evangelhos, razão pela qual os estudiosos acreditam que ele era, de fato, médico.
Conhecido como o autor de um dos quatro Evangelhos, São Lucas é frequentemente descrito como o santo padroeiro dos médicos.
Tradicionalmente, acredita-se que São Lucas tenha sido um médico de profissão, de acordo com a prática da medicina grega da época.
A Enciclopédia Católica oferece um breve resumo dessa crença.:
“Ele era um médico de profissão, e São Paulo o chamava de ‘caríssimo médico’ (Colossenses 4,14). Essa ocupação implicava uma educação liberal, e seu treinamento médico é evidenciado por sua escolha de linguagem médica. Plummer sugere que ele pode ter estudado medicina na famosa escola de Tarso, rival de Alexandria e Atenas, e possivelmente conhecido São Paulo lá. Com base em seu conhecimento íntimo do Mediterrâneo oriental, conjeturou-se que ele tinha uma longa experiência como médico a bordo de um navio.”
Além disso, um livro do início do século 20 intitulado Luke the Physician (“Lucas, o Médico”) explica melhor esse raciocínio:
“Os termos do diagnóstico em [Atos 28, 8] πυρετούς και δυσεντερία συνεχόμενος, (ataques de febre gástrica) são clinicamente exatos e podem ser comprovados pela literatura médica. Além disso, pode-se concluir com grande probabilidade [Atos 28, 9] que o próprio autor atuou em Malta como médico.”
São Lucas e a terminologia médica
Ademais, existem outros exemplos que mostram um conhecimento incomum da terminologia médica na época. Por essa razão, muitos estudiosos da Bíblia concluem que São Lucas provavelmente era um médico.
De acordo com um artigo sobre as práticas de saúde na Grécia antiga, a assistência médica no antigo mundo greco-romano teria “focado a prática médica na abordagem natural e no tratamento de doenças, destacando a importância de compreender a saúde do paciente, independência de espírito, e a necessidade de harmonia entre o ambiente individual, social e natural, conforme refletido no Juramento de Hipócrates.”
Acima de tudo, isso coloca São Lucas como um grande modelo para todos os profissionais da medicina e um poderoso intercessor no céu.
U.S. Air Force Photo/Tech | Sgt. Jason W. Edwards |
Oração a São Lucas para quem vai passar por uma cirurgia
O padroeiro dos médicos é conhecido por sua poderosa intercessão.
Qualquer procedimento cirúrgico causa pavor, né? Isso porque não sabemos o que vai acontecer ou se a operação será bem sucedida. Aconteça o que acontecer, Deus estará conosco. Nestes momentos de medo e insegurança por causa de um problema de saúde, podemos invocar Jesus através da intercessão de São Lucas, que, segundo a tradição, era médico.
A devoção ao santo é comum entre os profissionais da Medicina e por aqueles que são submetidos a tratamentos e cirurgias.
Aqui está uma oração comum ao santo padroeiro dos cirurgiões, pedindo que os médicos sejam capazes de “curar os males do corpo e do espírito”. Reze por você e por quem estiver precisando!
São Lucas, que foste o mais santo dos médicos,também foste encorajado pelo Espírito celestial do amor.Ao detalhar fielmente a humanidade de Jesus, mostraste Sua divindade e Sua genuína compaixão por todos os seres humanos.Inspira nossos médicos com seu profissionalismo e com a divina compaixão por seus pacientes.Capacita-os a curar os males do corpo e do espírito, que afligem tantos em nossos dias.Amém.
Aleteia
Nenhum comentário:
Postar um comentário