Guadium Press |
Austrália – Canberra (19/02/2021 10:30, Gaudium Press) Por ocasião dos 200 anos da introdução da educação católica nas escolas australianas, a Conferência Episcopal da Austrália publicou uma carta pastoral ressaltando o importante papel desempenhado pelas escolas católicas na educação e formação dos jovens na Fé e no serviço às suas comunidades.
As escolas católicas no país tiveram um início muito modesto, com um centro de ensino que abrigava apenas 31 alunos. Entretanto, elas se propagaram por toda a Austrália. Hoje, um a cada cinco estudantes frequenta um colégio católico. A tendência é que grande parte deles siga seus estudos em universidades católicas.
Guadium Press |
As escolas católicas na Austrália
Atualmente, existem 1.751 escolas católicas na Austrália. Estes centros de ensino possuem 768 mil alunos matriculados e empregam 98 mil pessoas. Cerca de 40% dessas escolas católicas estão localizadas fora das grandes cidades do país, em áreas rurais.
“Temos a sorte de ter escolas católicas na maioria das cidades e subúrbios, e campi universitários na maioria das capitais, que acolhem estudantes de diversas origens e crenças”, afirmou o presidente da Comissão Episcopal para a Educação Católica, Dom Anthony Fisher.
Dom Anthony Fisher | Guadium Press |
As escolas católicas são o principal ponto de encontro da Igreja com os jovens
O prelado ressaltou ainda que “junto com as famílias e paróquias, as escolas católicas são o principal ponto de encontro da Igreja com os jovens e parte integrante da missão da Igreja de transmitir a Fé à próxima geração e formar os jovens como futuros contribuintes para a sociedade australiana”.
Esta carta pastoral será enviada para todas as comunidades e escolas católicas do país. O documento original também pode ser baixado diretamente no site da Comissão Nacional de Educação Católica. A celebração pelo bicentenário da educação católica na Austrália ocorrerá ao longo de todo o ano de 2021 através de uma série de eventos. (EPC)
Nenhum comentário:
Postar um comentário