Amru Salahuddien | ANADOLU AGENCY | AFP |
Conheça um pouco sobre o Dia de São Patrício, que volta a ser comemorado na Irlanda depois do primeiro ano com pubs fechados na história.
Um dos feriados nacionais mais conhecidos – e certamente o mais celebrado fora de seu país de origem–, o Dia de São Patrício, celebrado dia 17 de março, ou o St. Patrick’s Day, como é conhecido no mundo todo, homenageia o padroeiro nacional da Irlanda. Mas, como o povo irlandês é culturalmente festivo, a data – tornada dia sagrado no século XVII e feriado oficial em 1903, porém celebrada desde o século IX–, atinge proporções épicas, de verdadeira comoção nacional, como o nosso Carnaval.
Ao longo de uma semana inteira os pubs e as ruas de cidades irlandesas como Dublin e da Irlanda do Norte, como Belfast, ficam abarrotadas de pessoas assistindo desfiles e dançando ao som de canções folk tradicionais, derivadas da música celta, com direito a harpa, violino e gaita de fole. O feriado também é tradicionalmente comemorado, inclusive com apoio do poder público, em diversas capitais do mundo, como Londres, Glasgow, Nova York, Boston, Chicago, Montreal, Ontario, Sydney e Melbourne.
E no ano passado, pela primeira vez em séculos, nenhum pub irlandês abriu durante o dia de São Patrício, assim como as comemorações em outras partes do mundo foram seriamente prejudicadas. Neste ano a celebração volta a ocorrer na Irlanda do Norte e na Irlanda, com respectivamente 40% e 10% da população vacinada, porém em meio a diversas restrições e medidas de segurança. No Brasil, onde desde o começo dos anos 2000 a data comemorativa a movimentar um circuito de pubs em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre, o lugar mais propício para dançar as canções folclóricas irlandesas foi em casa.
Preparamos uma lista com cinco das canções tradicionais da ilha ao norte da Europa para o Dia de São Patrício não passar em branco.
DIRTY OLD TOWN
Provavelmente a mais conhecida canção tradicional irlandesa, em versão dos Chieftains, a principal banda na ativa dedicada ao gênero.
THE ROVER
Versão do Chieftains em parceria com os Pogues, banda de rock irlandesa que misturava música folclórica com punk e jazz.
WHISKEY IN THE JARR
A centenária canção popular ficou famosa entre os roqueiros graças à versão da banda irlandesa Thin Lizzy, de 1973, e depois a uma do Metallica, em 1998; aqui, na voz do grupo tradicional The Irish Rovers.
THE FOGGY DEW
As versões do cantor Derek Warfield são conhecidas por preservarem a pronúncia dos dialetos medievais irlandeses.
A NATION ONCE AGAIN
O grupo Young WolfeTones
1840s by Thomas Osborne Davis, the founder of the Young Irelander movement that led changes in Irish nationalism.
Aleteia
Nenhum comentário:
Postar um comentário