MICROGEN IMAGES / Science Photo Library via AFP |
Aleteia lidera um consórcio de mídia católica para divulgar informações verificadas e corretas sobre as vacinas contra COVID.
Para ajudar a combater notícias falsas (fake news) e informações enganosas sobre as vacinas contra COVID-19, está sendo fundado um consórcio internacional de mídia católica, agências de notícias e cientistas de renome mundial.
De acordo com um anúncio no blog do Google News Initiative, publicado neste dia 16 de março, o projeto é um dos 11 escolhidos entre 309 propostas originadas de 74 países, pelo júri imparcial do Fundo Aberto Contra a Desinformação de Vacinas COVID-19.
O Papa Francisco, a Santa Sé e as conferências episcopais de todo o mundo têm falado sobre o “dever moral” de se vacinar para respeitar não apenas a própria vida, mas também a dos outros.
Na comunidade católica mundial, especialmente nas redes sociais, muitas questões científicas e éticas estão sendo levantadas a respeito do caráter ético do processo de produção das vacinas. Essas questões precisam ser esclarecidas ou explicadas por cientistas, bioeticistas e teólogos.
“A natureza rápida do processo de desenvolvimento das vacinas contra COVID-19 e a grande ansiedade causada pela pandemia mundial tornaram o tópico da vacinação particularmente suscetível à desinformação”, explica o Google News Initiative.
“Os jornalistas podem desempenhar um papel fundamental no apoio a um discurso baseado em evidências comprovadas, ouvindo as preocupações do seu público e fornecendo informações corretivas sobre conceitos errôneos que circulam on-line e off-line”, acrescenta o Google News Initiative, explicando os motivos de sua seleção.
O consórcio é liderado por Aleteia, uma rede mundial de informação católica em sete idiomas, em colaboração com Verificat, uma agência de checagem de fatos, e I Media, uma agência de notícias especializada em informações sobre o Vaticano.
As organizações de mídia fundadoras deste consórcio são: Our Sunday Visitor, Družina, SanFrancesco.org, Religión Digital, Catalunya Religió, El Observador de la Actualidad e La Voz de Córdoba.
O projeto está aberto a todos os meios de comunicação católicos, e oferece acesso gratuito a informações verificadas, bem como a possibilidade de consulta com os especialistas do Comitê Científico do Consórcio.
Os meios de comunicação católicos interessados em fazer parte do Consórcio podem escrever para consortium@aleteia.org até 31 de março de 2021.
O Comitê Científico, que oferecerá consultoria científica, inclui o Instituto de Saúde Global (ISGlobal), centro de excelência em pesquisa, além de especialistas em epidemiologia, médicos, cientistas, teólogos e bioeticistas.
A lista completa pode ser encontrada no final deste comunicado.
O consórcio publicará um estudo de audiência da internet (web listening) com foco na forma como a mídia ao redor do mundo está relatando o processo de imunização. O estudo é realizado pelo Observatório Blanquerna de Comunicação, Religião e Cultura da Universidade Ramon Llull de Barcelona. Este instituto também fará um estudo sobre o impacto que os esforços informativos do Consórcio terão na comunidade católica em todo o mundo.
Para mais informações: press@aleteia.org
Membros do Comitê Científico
- José Esparza, ex-presidente da Global Virus Network. Conselheiro sênior de saúde pública na Organização Mundial da Saúde (OMS). Professor de medicina no Institute of Human Virology (University of Maryland School of Medicine).
- Timothy P. Flanigan, Professor de Medicina da Divisão de Doenças Infecciosas da Alpert Medical School da Brown University. O Dr. Flanigan passou grande parte de sua carreira trabalhando com pacientes com HIV e Ebola.
- Chris Lowney, vice-presidente do conselho da CommonSpirit Health, o maior sistema de saúde sem fins lucrativos da América nos EUA, com US$ 29 bilhões em receitas e mais de 150.000 funcionários.
- Ramón Tallaj, presidente da SOMOS Community Care, uma rede de mais de 2.500 médicos no Bronx, Queens, Manhattan e Brooklyn que se uniram para garantir melhores cuidados de saúde para os membros do Medicaid.
- Michael Cappello, Professor de Pediatria, Patogênese Microbiana e Saúde Pública na Escola de Medicina de Yale. Diretor da Yale Africa Initiative
- Luca Revelli, Professor do Departamento de Ciências Médicas e Cirúrgicas da Universidade Católica da Itália (Sacro Cuore), de Cirurgia Endócrina na Policlínica da Universidade Agostino Gemelli (Roma).
- José María Simón, ex-presidente da Federação Mundial de Associações Médicas Católicas. Doutor em medicina e cirurgia.
- Leticia Soberón, cofundadora da Dontknow.net. Membro do Dicastério do Vaticano para as Comunicações. Membro do conselho iMisión.
- Antonio Gioacchino Spagnolo, Professor de Bioética, Coordenador da Seção de Bioética e Humanidades Médicas Departamento de Vigilância em Saúde e Bioética Faculdade de Medicina Università Cattolica Sacro Cuore Roma (Itália).
- Rodrigo Guerra, Membro da Pontifícia Academia da Vida (Vaticano). Fundador do Centro de Investigación Social Avanzada (CISAV).
- Concepció Mestres Miralles, Professora e Reitora, Ciências da Saúde, Ramon Llull University (Barcelona).
- Michele Sorice, Professora Titular de Inovação Democrática, Sociologia Política e de Estudos de Mídia na Universidade LUISS, onde também é diretora do Centro de Estudos de Conflito e Participação (CCPS).
- Francesc Torralba, Diretor Ethos Chair, Ramon Llull University.
- Pe. Alberto Carrara LC, Membro da Pontifícia Academia para a Vida, Diretor do Grupo de Pesquisa em Neurobioética da Universidade Regina Apostolorum de Roma, Professor de Neuroética da Faculdade de Psicologia da Universidade Europeia de Roma e bolsista da Cátedra UNESCO de Bioética e Direitos Humanos.
- Justo Aznar Lucea, Diretor do Instituto de Ciências da Vida da Universidade Católica de Valência.
- Jordi Serrano Pons, fundador e CEO da UniversalDoctor and Epidemics.
Nenhum comentário:
Postar um comentário