© Marcin Mazur | catholicchurch.org.uk (CC BY-NC-SA 2.0) |
21.300 comunidades neocatecumenais em 134 países oferecem orações para que o fundador "supere este momento crítico".
Internado por covid-19 Kiko Argüello, fundador do Caminho Neocatecumenal, nesta Quinta-Feira Santa, 1º de abril de 2021.
Francisco José Gómez Argüello, nome de batismo do pintor Kiko Argüello, testou positivo para o coronavírus há uma semana, de acordo com informações do movimento por ele fundado. Os médicos que o acompanham aconselharam a sua internação num hospital de Madri para tratar um início de pneumonia. O estado geral de saúde e a oxigenação do fundador do Caminho Neocatecumenal são considerados bons, mas ele apresentou febre de 38,2º nesta manhã.
Assinado pelo pe. Mario Pezzi e por Ascensión Romero, o comunicado emitido pelo movimento pede que, durante o Tríduo Pascal, os membros das 21.300 comunidades neocatecumenais espalhadas por 134 países ofereçam suas orações para que o fundador “supere este momento crítico e celebre a Páscoa conosco novamente”.
Caminho Neocatecumenal
O Caminho Neocatecumenal, ou Neocatecumenato, é um itinerário de formação cristã iniciado na Espanha em 1964 por iniciativa do pintor Kiko Argüello e de Carmen Hernández. Seu propósito é oferecer um caminho espiritual de iniciação, renovação e valorização do sacramento batismal, permitindo ao catecúmeno descobrir o significado concreto de ser cristão.
O termo “catecúmeno”, de fato, referia-se tradicionalmente a quem se preparava para receber o batismo. Atualmente, o catecumenato abrange todo o processo de iniciação cristã e não apenas a formação para os batizandos.
Carmen Hernández, co-fundadora do Caminho Neocatecumenal ao lado de Kiko Argüello, faleceu em 2016.
Aleteia
Nenhum comentário:
Postar um comentário