Os cônjuges ressaltam que mantêm plena confiança na Providência de Deus, mas que isto não deve isentá-los de fazer sua própria parte.
O casal católico que tem 14 filhos e nenhuma dívida é o tema de uma interessante reportagem produzida pelo canal de televisão EWTN, dos Estados Unidos. A rede católica de mídia fundada pela Madre Angélica conversou com a família Fatzinger, que vive em Bowie, no estado norte-americano de Maryland.
Sam e Rob e seus 14 filhos formam uma família de classe média que leva uma vida financeiramente saudável apesar das muitas e sérias turbulências econômicas que sacudiram o mundo nos anos recentes e que também foram sentidas nos Estados Unidos, o país mais atigido em todo o planeta pela pandemia de covid-19.
Desde bem antes da crise sanitária mundial, porém, os Fatzinger administram suas finanças domésticas com disciplina e de acordo com critérios do Evangelho. Isso mesmo: eles afirmam que todo cristão tem a responsabilidade de ser bom administrador dos recursos que Deus colocou à sua disposição.
De fato, há diversas passagens da Bíblia que nos dão excelentes conselhos sobre como lidar com o dinheiro.
O casal católico que tem 14 filhos e nenhuma dívida
A família Fatzinger destaca que, para um casal católico ou para qualquer casal saudável, a boa comunicação, a quitação responsável das dívidas e a manutenção de uma poupança são medidas essenciais até mesmo para sustentar o casamento, já que muitos casais entram em crise justamente por causa de atritos econômicos.
É por isso que Sam, a mãe desta família numerosa e cuidadosa, é bem clara a este respeito:
“Eu aconselho as pessoas a conversarem sobre seus valores antes de se casarem”.
Sam e Rob combinaram que, desde o começo do seu casamento, viveriam com o salário de um deles e economizariam o salário do outro. Depois que seus filhos nasceram, Sam parou de trabalhar porque a família já tinha se habituado a viver somente com o salário de Rob.
Como é evidente que costumam surgir despesas inesperadas, o casal enfatiza a necessidade de manter uma reserva de emergência.
Os cônjuges também ressaltam que mantêm plena confiança na Providência de Deus, mas que isto não deve isentá-los de fazer a sua própria parte. Rob comenta:
“Eu digo: confie e se prepare. Confie porque Deus tem um plano para você e não lhe dará um peso maior do que você consegue carregar. Mas não basta ficar sentado”.
Para compartilhar a sua experiência e orientar outras famílias católicas (além de gerar uma receita adicional, por que não?), o casal Fatzinger lançou o livro “A Catholic Guide to Spending Less and Living More: Advice from a Debt-Free Family of 16” (em tradução livre: “Guia Católico para Gastar Menos e Viver Mais: Conselhos de uma Família de 16 e Sem Dívidas”, sem previsão de lançamento em português).
Confira a entrevista que a família concedeu ao programa EWTN Pro-Life Weekly (em inglês):
Aleteia
Nenhum comentário:
Postar um comentário