Imagem ilustrativa. Crédito: Pixabay (Domínio público) |
REDAÇÃO CENTRAL, 16 mai. 21 / 07:00 am (ACI).- Neste domingo em que a Igreja celebra a Solenidade da Ascensão do Senhor, também comemora o 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais, para o qual todos os anos, o Papa Francisco publica uma mensagem, sendo a desta ocasião com o tema “Vem e verás. Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são”.
O Dia Mundial das Comunicações Sociais é a única celebração mundial estabelecida pelo Concílio Vaticano II e tem como objetivo chamar a atenção para o vasto e complexo fenômeno dos modernos meios de comunicação social existentes nos dias atuais.
O Papa Paulo VI foi o primeiro a comemorar o Dia Mundial das Comunicações, que aconteceu no dia 7 de maio de 1967.
A data foi instituída com o decreto Inter Mirifica. Desde então, vem sendo celebrada em muitos países no domingo que antecede a Festa de Pentecostes. A mensagem do Papa para a ocasião é publicada, tradicionalmente, no dia 24 de janeiro, festa de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas.
Neste ano, o tema do 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais se baseia na passagem do Evangelho de São João (Jo 1, 46) e o Santo Padre quis “dedicar a Mensagem à chamada a ‘ir e ver’, como sugestão para toda a expressão comunicativa que queira ser transparente e honesta: tanto na redação de um jornal como no mundo da web, tanto na pregação comum da Igreja como na comunicação política ou social”.
O jornalismo “como exposição da realidade, requer a capacidade de ir aonde mais ninguém vai: mover-se com desejo de ver”, escreveu o Santo Padre, ressaltando que se trata de “uma curiosidade, uma abertura, uma paixão”.
“Temos que agradecer à coragem e determinação de tantos profissionais (jornalistas, operadores de câmara, editores, cineastas que trabalham muitas vezes sob grandes riscos), se hoje conhecemos, por exemplo, a difícil condição das minorias perseguidas em várias partes do mundo, se muitos abusos e injustiças contra os pobres e contra a criação foram denunciados, se muitas guerras esquecidas foram noticiadas”, acrescentou.
ACI Digital
Nenhum comentário:
Postar um comentário