maxpetrov | Shutterstock |
O primeiro passo é definir corretamente as prioridades da sua vida.
Muita gente sofre de ansiedade em algum nível, e muitas vezes pode ser difícil de superá-la. Ficamos preocupados com muitas coisas e nossas almas se sentem oprimidas. Tudo o que desejamos é uma paz duradoura.
Uma maneira simples de alcançar essa paz é definir bem suas prioridades.
O Venerável Fulton Sheen compartilha em seu livro Peace of Soul uma chave central para encontrar o estado de espírito que acalma a mente e o corpo. Diz ele:
“Vencer a ansiedade não significa eliminar nossos desejos, mas, sim, hierarquizá-los.”
Sheen explica, então, como isso deve ser feito. Ele faz uma comparação com um pirâmide de valores:
“Esta pirâmide de valores coloca as coisas no fundo – e as coisas incluem tudo o que existe de material no universo, desde uma estrela que inspira um poeta até o trigo usado para o pão do padeiro. Acima das coisas vêm os humanos, e no topo da pirâmide está Deus. Um homem religioso ordena sua vida pelo padrão da pirâmide. Ele supera a ansiedade tornando todas as coisas materiais sujeitas ao ser humano, disciplinando o corpo até que esteja sujeito ao espírito e submetendo toda a personalidade a Deus”.
Ansiedade = excesso de preocupações
Na maioria das vezes, sentimos ansiedade quando temos muitas preocupações e, às vezes, nos preocupamos com as menores coisas da vida.
No entanto, quando reordenamos nossos desejos e prioridades, podemos ver o quadro maior e reconhecer como somos amados por Deus. Reconhecemos que Deus é generoso com aqueles que o amam e proverá todas as necessidades de que precisarmos, assim como disse aos seus apóstolos:
“Portanto, eis que vos digo: não vos preocupeis por vossa vida, pelo que comereis, nem por vosso corpo, pelo que vestireis. A vida não é mais do que o alimento e o corpo não é mais que as vestes? 26.Olhai as aves do céu: não semeiam nem ceifam, nem recolhem nos celeiros e vosso Pai celeste as alimenta. Não valeis vós muito mais que elas” (Mt 6,25-26).
Fonte: Aleteia
Nenhum comentário:
Postar um comentário