Guadium Press |
Estados Unidos – Washington (18/11/2021 14:43, Gaudium Press) Durante a Assembleia Geral de Outono, a Conferência dos Bispos Católicos dos EUA (USCCB) aprovou um documento intitulado “O mistério da Eucaristia na vida da Igreja”.
Promover a renovação eucarística
Através desse documento, os Bispos dos Estados Unidos conclamam os católicos norte-americanos a se aprofundarem pela Fé e pelo amor no mistério dos mistérios, a presença real de Cristo na Eucaristia.
Segundo o presidente da USCCB, Dom José Gómez, o documento está intimamente ligado a uma iniciativa com o objetivo de promover a renovação eucarística, incluindo planos para um Congresso Eucarístico Nacional no verão de 2024 em Indianápolis, Indiana.
O dom de Cristo na Eucaristia e a nossa resposta a este dom
Dividido em duas partes, “O dom de Cristo na Eucaristia” e “A nossa resposta a este dom”, o documento procura recordar aos católicos sobre a presença real de Cristo na Eucaristia e que Deus é generoso em dar a sua graça “se nós, pela sua graça, humildemente pedirmos a ele que nos dê o que precisamos”.
O documento episcopal reflete longamente sobre o “dom” da Eucaristia e destaca que ela deve ser entendida como um sacrifício, uma “reapresentação do sacrifício de Cristo, pelo qual nos reconciliamos com o Pai”.
Presença real de Cristo na Eucaristia
Outro aspecto essencial é a presença real de Cristo. “A realidade de que, na Eucaristia, pão e vinho se transformam verdadeiramente no Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Cristo, sem deixar de aparecer como pão e vinho aos nossos cinco sentidos, é um dos mistérios centrais da Fé Católica”, destacam os Bispos.
A pandemia de Covid-19 desencorajou alguns católicos de participar da missa pessoalmente, enquanto outros sentiram seu desejo de adorar a Cristo na Eucaristia fortalecido. Através desse documento, os católicos norte-americanos também são exortados a adorar a Cristo no Santíssimo Sacramento através da adoração, de procissões e da devoção das quarenta horas, assim como receber a sagrada comunhão. (EPC)
Fonte: https://gaudiumpress.org/
Nenhum comentário:
Postar um comentário