@santuariodorocio | Instagram |
Curiosamente, a devoção paranaense não guarda relação com a história da devoção homônima espanhola.
A padroeira do Paraná é Nossa Senhora do Rocio, também denominada Nossa Senhora do Rosário do Rocio.
No mundo hispânico, a veneração a Nossa Senhora do Rocio remonta à Espanha do século XV, quando uma imagem da Santíssima Virgem foi achada dentro do tronco oco de uma antiga árvore. A capela erguida no local acabou se transformando no importante santuário mariano do Rocio, que, atualmente, atrai para o povoado de Almonte, na Andaluzia, uma das mais populares romarias marianas da Europa, na segunda-feira seguinte ao domingo de Pentecostes.
Curiosamente, porém, a devoção a Nossa Senhora do Rocio como padroeira do estado brasileiro do Paraná não guarda relação direta com a história da devoção homônima espanhola.
Um paralelo maior poderia ser traçado com a história da imagem de Nossa Senhora Aparecida, já que os inícios dessa devoção paranaense também estão ligados a uma pescaria.
Nossa Senhora do Rocio em Paranaguá
Em 1648, quando a atual cidade de Paranaguá foi elevada à categoria de vila, o pescador conhecido como Pai Berê recuperou com sua rede uma imagem de Nossa Senhora do Rosário e a levou para casa. Aos poucos, a então pequena população começou a rezar por intercessão de Maria, invocada sob a denominação de Nossa Senhora do Rocio por um motivo bastante prosaico: Rocio era o nome da localidade onde o Pai Berê morava.
Cabe recordar que a palavra “rocio”, tanto em português quanto em espanhol, significa orvalho – em português é bem menos utilizada atualmente, enquanto em espanhol continua sendo a palavra padrão para se referir a esse fenômeno natural. O orvalho, ou rocio, passou a ser usado como figura de linguagem para representar as graças derramadas por Deus mediante a intercessão da Santíssima Virgem.
As epidemias eram ocasiões particulares em que a devoção a Nossa Senhora do Rocio se consolidava ainda mais. Foi o caso, por exemplo, de 1686, quando os moradores da vila de Paranaguá recorreram a ela pedindo a graça de se livrar da peste. Vários relatos de curas individuais e comunitárias passaram a ser registrados também no tocante a surtos como o de peste bubônica, em 1901, e da gripe espanhola, em 1918.
Padroeira do Paraná
O Santuário de Nossa Senhora do Rocio, em Paranaguá, foi edificado em 1920 a partir da primeira igreja construída em 1813. Os bispos do Paraná a declararam padroeira do Estado em 1939 e o Papa São Paulo VI lhe concedeu o patronato do Paraná em 1977.
Todos os anos, o santuário recebe os fiéis com especial afluência na primeira quinzena de novembro, dado que a celebração da festa da padroeira recai em 15 de novembro. Cerca de 300 mil fiéis chegavam a acorrer ao santuário nesta época antes da pandemia de covid-19. Devido às restrições impostas como medida sanitária no atual período, porém, a afluência em 2020 e 2021 foi limitada a poucas centenas de pessoas.
Santos padroeiros dos Estados brasileiros
A propósito do que significa um santo padroeiro dentro da fé católica e de qual é a decisiva diferença entre o culto de veneração e o culto de adoração, confira o seguinte artigo sobre os padroeiros dos Estados do Brasil:
Fonte: https://pt.aleteia.org/
Nenhum comentário:
Postar um comentário