Guadium Press |
Buenos Aires (11/11/2021 17:01, Gaudium Press) Após passarem por um processo de restauração, foram abertos ao público, nesta quinta-feira, 11 de novembro, um claustro de três séculos de um colégio jesuíta em Buenos Aires e seu labirinto de túneis.
A cerimônia de abertura contou com a presença de inúmeras pessoas, que lotaram as instalações do histórico Colégio Grande de Santo Inácio para testemunhar a abertura das estruturas históricas.
Reabertura dos túneis são de importância histórica, cultural e espiritual
O vigário da paróquia de Santo Inácio, Padre Francisco Baigorria, presidiu uma Santa Missa em agradecimento. Após a celebração eucarística, o sacerdote abençoou o edifício e os túneis na presença das autoridades municipais e nacionais.
Segundo o Padre Baigorria, estas obras abençoadas e inauguradas “são de grande importância não só no que diz respeito à recuperação e valorização dos espaços de construção, mas sobretudo aos marcos e valores espirituais culturais, que são as bases da nossa Nação e identidade cultural”.
Guadium Press |
Túneis serviam para os sacerdotes escaparem durante as perseguições religiosas
O colégio e os prédios da igreja foram projetados pelo jesuíta alemão Juan Krauss. Naquela época, os jesuítas ensinavam latim, hebraico, grego, aritmética, ciências naturais e matemática no colégio histórico. Quando o Papa Francisco era Arcebispo de Buenos Aires, ele confiou ao Padre Baigorria com a preservação e reforma dos prédios históricos do colégio, assim como seu labirinto de túneis.
Os historiadores opinam que os túneis foram construídos para ajudar os padres, irmãos e estudiosos a escapar na época em que os mestres coloniais espanhóis lutavam contra outras potências europeias. (EPC)
Fonte: https://gaudiumpress.org/
Nenhum comentário:
Postar um comentário