Somos de Cristo |
O Dia Mundial da Paz 2022 nos traz, como mensagem do Papa Francisco, três estradas ou caminhos que nos conduzem a uma paz permanente: o Diálogo entre as gerações; a educação, como fator de liberdade, responsabilidade e desenvolvimento; e o trabalho, que garante a plena realização da dignidade humana. Para vencer a pandemia, o tema da jornada passada tinha sido a cultura do cuidado para superar os conflitos a indiferença e o descarte, que ceifavam vidas e esgarçavam de modo violento o tecido social.
Este ano, em que a partir da tarefa de uma arquitetura e um operoso artesanato da paz, queremos reconstruir a convivialidade social e a sustentabilidade do planeta, nos são propostos três instrumentos para a forja e consolidação de uma Concórdia estável e duradoura.
O primeiro, é o diálogo entre as gerações, que implica escutar, valorizar e partilhar experiências e visões que longe de tolher o nosso espaço e tranquilidade o amplificam e o enobrecem porque nos enriquecem e completam. Já Kofy Hamann, secretário geral da ONU, falava do sonho de uma sociedade para todas as idades, e a própria pandemia nos fez descobrir como é importante a entreajuda, a reciprocidade e o cuidado mútuo.
A Educação e a Instrução, como motores que impulsionam a paz, possibilitam um desenvolvimento integral da pessoa e de todas as pessoas, fundamentando tanto a liberdade como a responsabilidade pessoal e social, convergente para o bem comum, base sustentável de uma sociedade justa, equitativa e fraterna.
O terceiro instrumento, e não menos importante, é o trabalho, salvaguarda e garantia da dignidade da pessoa. De fato, gerar trabalho decente, justo e criativo possibilita a construção de um povo protagonista e sujeito da história, autônomo e livre, que na interdependência lúcida da Casa Comum consegue harmonizar economia, vida e justiça. Com coragem e criatividade, sem rumor e com humildade e tenacidade, sejamos verdadeiros artesãos da paz, colaboradores eficientes do Reino que traz vida, ternura e harmonia para todas as pessoas e criaturas da Terra. Deus seja louvado!
Fonte: https://www.cnbb.org.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário