Antoine Mekary | Aleteia |
"Dor ciática" que o Papa enfrenta desde o início do pontificado parece ter aumentado.
“Minha perna dói e hoje dói ficar de pé”, disse o Papa Francisco no início de uma audiência com a delegação da Revista Terra Santa em 17 de janeiro de 2022. O Pontífice, que optou por ler seu discurso sentado, pediu desculpas a seus convidados por não ficar de pé: “Assim é melhor para mim”, admitiu.
O Papa Francisco sofre de problemas no quadril e tem certa dificuldade ao andar. Em 2015, por ocasião da viagem do Papa aos Estados Unidos, seu porta-voz assegurou que o pontífice faz sessões de fisioterapia regularmente.
O mancar às vezes bastante notável do Santo Padre é devido à dor ciática, uma condição geralmente causada pela compressão de um nervo nas costas. O problema costuma causar dores intensas nas costas e em uma perna. Já no primeiro ano de seu pontificado, Francisco falou que isso lhe causava problemas. “Não desejo isso para ninguém!” disse ele, voltando da Jornada Mundial da Juventude no Brasil.
Dor ciática parece ter aumentado
A doença parece ter afetado particularmente o Papa de 85 anos nos últimos dois anos. Em 31 de dezembro de 2020, a Santa Sé anunciou que Francisco não presidiria as cerimônias de fim e começo de ano por causa da “dor ciática”. Posteriormente, o Pontífice adiou ou cancelou vários compromissos oficiais.
Há algumas semanas, o Papa Francisco voltou a delegar a presidência da celebração das Vésperas e do Te Deum de 31 de dezembro ao cardeal Giovanni Battista Re, desta vez sem explicação.
Tratamento
No entanto, o médico argentino e amigo do Papa, Nelson Castro, autor de um livro sobre a saúde dos papas, foi tranquilizador em outubro passado. Ele disse em uma coletiva de imprensa que a ciática do Papa havia sido tratada durante o ano de 2021. O Papa, disse ele, estava perfeitamente apto a viajar.
O ano de 2021 também teve outro desafio médico para o pontífice: no início de julho, ele ficou internado por 10 dias após uma operação no cólon que resultou na retirada de 33 centímetros de intestino.
Fonte: https://pt.aleteia.org/
Nenhum comentário:
Postar um comentário