Translate

sábado, 19 de março de 2022

Em Mariupol, é Nossa Senhora que “mostra o caminho”

lampada.in.ua | Shutterstock | LIUDMILA ERMOLENKO
Por Lukasz Kobeszko

O ícone venerado na grande catedral.

A cidade devastada pela guerra de Mariupol está localizada no Mar de Azov e na Baía de Taganrod, ligando por terra a Crimeia ocupada pela Rússia com Donbass e o resto do território russo. É por isso que é tão ferozmente atacada. A sua captura cortaria virtualmente o acesso da Ucrânia tanto ao Mar de Azov como à Península da Crimeia.

Os historiadores discutem sobre a genealogia do nome da cidade. Durante séculos, tal como na Crimeia e no sul da Ucrânia, os gregos instalaram-se na região. Os comerciantes gregos eram ativos na bacia do Mar Negro, enviando mercadorias para a Roménia, Bulgária, Ucrânia, e Turquia.

Cidade de Maria

O nome grego da cidade, Μαριούπολη, significa “uma cidade de Maria”. Outros acreditam que a cidade recebeu o nome de Maria Fedorovna, a esposa do czar Paulo I.

A cidade é o lar da Igreja Ortodoxa da Santíssima Trindade, onde a Mãe de Deus é venerada no seu ícone de Nossa Senhora de Mariupol. O ícone é do tipo Hodegetria, ou seja, mostra a Virgem Maria segurando o Menino Jesus, e apontando-o como o caminho da salvação. No Ocidente, Maria, nesta postura, é por vezes conhecida como Nossa Senhora do Caminho.

O ícone fez o seu caminho para Mariupol a partir da Crimeia

Diz a lenda que há séculos, um dos pastores da Crimeia chamado Mikhail conduziu inadvertidamente o gado que estava a pastorear para um desfiladeiro íngreme. De repente, o pastor viu um grande ícone de Nossa Senhora sobre uma rocha e uma vela acesa ao seu lado. Passado algum tempo, encontrou um caminho fácil para fora do desfiladeiro e salvou o seu rebanho.

Uma pequena capela foi construída na rocha onde o ícone foi encontrado. Durante as numerosas rusgas muçulmanas na Crimeia, o ícone foi escondido num barril e finalmente, no século XVIII, foi encontrado em Mariupol.

A 13 de Março, o Papa Francisco rezou para que a cidade fosse poupada.

Irmãos e irmãs, acabamos de rezar à Virgem Maria. Este fim-de-semana, uma cidade que leva o seu nome, Mariupol, tornou-se uma cidade martirizada pela guerra ruinosa que está a devastar a Ucrânia. Perante a barbárie da matança de crianças, e de cidadãos inocentes e indefesos, não há razões estratégicas que se mantenham: A única coisa a fazer é cessar a inaceitável agressão armada antes que a cidade seja reduzida a um cemitério.

Oração a Nossa Senhora de Mariupol

Beatíssima Intercessora da terra no Mar de Azov
e da cidade de Mariupol,
a saúde e a pureza da Ortodoxia,
de todos os que vos alcançam com as suas orações,
Santa Mãe, pedi ao nosso Cristo a libertação de toda a miséria
e a salvação das nossas almas.

Alegrai-vos, Santíssima Mãe de Deus e Rainha,
o nosso incansável Intercessor.
Iluminai aqueles
que nos mostram o caminho para a salvação.
Alegrai-vos, ó Querida Mãe,
pedindo ao Senhor que derrame a sua graça sobre nós.
Alegrai-vos perante os
cheios da pureza do Espírito de Deus.
Abençoai, ó Misericordiosa, aqueles
que graciosamente nos protegem da miséria.
Iluminai, Estrela mais Brilhante, os
que mostram o caminho para o Sol da Verdade.
Alegrai-vos, Virgem Santíssima Mãe de Deus,
pela glória de Mariupol e do nosso Intercessor.

Fonte: https://pt.aleteia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF