Papa Francisco | ACI Digital |
Vaticano, 08 mar. 22 / 09:25 am (ACI).- O papa Francisco pediu que os jovens que estão preparando a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2023 sejam originais e criativos. O evento acontecerá em Lisboa, Portugal, entre os dias 1º e 6 de agosto. “O encontro tem de ser original, com o contributo de todos”, disse o papa, ressaltando que os voluntários devem usar a criatividade nesta organização, embora atualmente “andamos de crise em crise”.
“Saímos de uma crise pandêmica, entramos numa crise econômica e agora estamos na crise da guerra, que é um dos piores males que pode acontecer! No meio de todas estas crises, vocês têm de preparar e ajudar para que o evento de agosto de 2023 seja um evento jovem, um evento fresco, um evento com vida, um evento com força, um evento criativo”, afirmou o papa.
Francisco incentivou os voluntários a não se basear no “que se fez nos outros encontros”. “Vocês têm de criar o encontro. Se vocês não forem criativos, se vocês não forem poetas, este encontro não vai resultar, não vai ser original, vai ser uma fotocópia de outros encontros. E como dizia o jovem beato italiano: cada um de nós tem de ser original, não uma fotocópia”, declarou, referindo-se à frase que o beato Carlo Acutis costumava dizer.
O papa encorajou os jovens a seguir em frente juntos, para assim superar as crises. “E as crises põem-nos à prova para sairmos melhores. Iguais não se sai das crises: saímos melhores ou piores. E o desafio que se coloca hoje é para sairmos melhores! E o melhor de vocês é serem criativos: vocês são criativos, poetas! Façam essa poesia da criatividade a olhar para agosto de 2023”, pediu.
Por fim, o papa Francisco disse que reza por todos os voluntários e os jovens que vão participar da JMJ Lisboa 2023. “Rezo para que este encontro seja um encontro fecundo. Que cada um de nós saia melhor do que chegou. Peço-lhes, por favor, que rezem por mim, porque eu também preciso que me sustentem com a oração”, concluiu.
No dia 3 de março, o papa Francisco recebeu em audiência no Vaticano o presidente da Fundação JMJ 2023 e bispo auxiliar de Lisboa, Portugal, dom Américo Aguiar. Segundo dom Aguiar, o papa “coloca muita expectativa no encontro com os jovens de todo o mundo e pede-nos sempre a oração por todos, sobretudo pelas vítimas da guerra e as que sofrem as consequências da pandemia [de covid-19]”.
Fonte: https://www.acidigital.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário