Caritas - Spes Zhytomyr | Facebook |
Quebraram imagens e "roubaram quase tudo o que pode ser vendido", inclusive cálice da Missa celebrada por São João Paulo II
Os invasores russos depredaram o seminário católico de Vorzel, na Ucrânia, onde quebraram imagens sacras e “roubaram quase tudo o que pode ser vendido”, inclusive o cálice da Santa Missa celebrada por São João Paulo II.
O relato foi publicado via rede social pelo bispo da diocese de Kiev-Zhytomyr, dom Vitaliy Kryvytskyi, com repercussão no portal oficial de notícias do Vaticano.
Dom Vitaliy denunciou:
“Eles roubaram quase tudo o que pode ser vendido. De climatizadores, máquinas de lavar, computadores, roteadores, equipamentos de cozinha, até os tênis velhos do padre reitor. E também alguns objetos sagrados, incluindo um cálice comemorativo da Santa Missa celebrada por João Paulo II em 2001”.
O bispo registrou as impressões sobre o retorno ao seminário após o ataque e os saques perpetrados pelas tropas russas:
“A aparência é triste, mas estamos agradecidos [a Deus] porque todos sobreviveram. A evacuação era necessária. O seminário sempre foi hospitaleiro, mas desta vez não foi tranquilo. Os saqueadores abriram o portão para entrar e não sair de mãos vazias”.
Além do reitor, outros padres e seminaristas também perderam pertences pessoais.
O bispo prossegue:
“Os bárbaros estragaram vários carros. Alguns quartos estão danificados por explosões, mas agradecemos a Deus Todo-Poderoso por salvar a nossa Alma Mater de uma destruição maior. Vai levar tempo até que a vida no seminário se normalize. Não há água, luz, gás. O reitor, o padre diretor espiritual e os diáconos voltaram para as casas frias. Um grupo de homens voluntários chegou para dividir essas condições espartanas e ajudar a recuperar o seminário o mais rápido possível. Obrigado a todos, sinceramente, pela sua coragem e sacrifício! Moradores locais que precisam de ajuda já estão chegando ao seminário. Obrigado pelos vários transportes humanitários que a nossa Caritas diocesana já enviou”.
Registrando os fatos perpetrados no seminário da Ucrânia neste último sábado, o bispo fez menção ao Domingo de Ramos que seria celebrado no dia seguinte:
“Amanhã, Domingo de Ramos, todos os rendimentos das nossas paróquias serão revertidos tradicionalmente ao seminário diocesano. Muito obrigado desde já por qualquer doação! Precisaremos dos fundos para renovar as instalações e reavivar o seminário, para o bem da Igreja. Afinal, a Ucrânia, que será reconstruída após a guerra, também vai precisar de líderes espirituais – sacerdotes. Rezem para que o Senhor chame aqueles a quem Ele escolheu para o Seu ministério especial”.
Caritas - Spes Zhytomyr | Facebook |
Fonte: https://pt.aleteia.org/
Nenhum comentário:
Postar um comentário