Translate

quarta-feira, 8 de junho de 2022

O que os adolescentes realmente precisam que seus pais lhe ensinem hoje em dia?

LightField Studios | Shutterstock
Por Cerith Gardiner

O que funcionou no passado pode não ser tão aplicável hoje, mas, atualmente, faltam alguns elementos daquela educação do passado.

A sociedade vem mudando a um ritmo tão rápido, que às vezes é um pouco difícil de acompanhar! Portanto, imagine como deve ser desconcertante para os adolescentes de hoje fazer a transição para a vida adulta.

O que funcionou no passado pode não ser tão aplicável hoje, mas, atualmente, faltam alguns elementos do passado – e, é claro, alguns fundamentos que os adolescentes precisam adquirir e que podem ser adaptados à nossa sociedade moderna.

Para mim, que sou mãe de quatro – dois adolescentes e dois jovens adultos – tem sido um processo de aprendizado. Minha infância de viver em uma pacata cidade do interior sem os aparelhos mais modernos está bem distante da vida de meus filhos. Eles crescem em uma capital com tecnologia digital. Mas isso também é aprendizado – para mim e para eles.

Portanto, aqui estão algumas coisas que eu acredito que os adolescentes precisam dos pais para se tornarem grandes adultos. Se você tem algumas ideias a acrescentar, adoraríamos ouvi-las. Dei12xe-as nos comentários!

1. PAIS DEVEM SER PAIS, NÃO MELHORES AMIGOS

É cada vez mais comum que pais e filhos tenham um relacionamento um pouco confuso, com ênfase na amizade. É importante, entretanto, construir um relacionamento no qual o vínculo pai-filho seja respeitado, e os filhos conheçam seus limites. Quando há limites mais claros, é mais fácil disciplinar uma criança e ensiná-la a respeitar.

2. NÃO INCENTIVAR O CONSUMISMO

Não há dúvida de que nossa sociedade de hoje é voltada para o consumo. E quando estamos tratando nossos filhos com um pequeno presente cada vez que vamos à loja, não estamos ajudando em nada.

Essa necessidade de gratificação instantânea precisa ser transformada em paciência. Se eles querem ter uma bicicleta nova, precisam economizar dinheiro ou serem encorajados a ter um pouco de espírito empreendedor. Quando começarem a ver as recompensas de seu trabalho, seus esforços se multiplicarão, e eles terão um senso de realização.

3. TRANSFORMAR EXPECTATIVA EM GRATIDÃO

Precisamos incutir nos adolescentes a ideia de que as expectativas deles devem ser realistas. Sim, eles podem esperar que, se trabalharem duro na escola, deveerão ser recompensados com boas notas. Mas também é importante desenvolver um senso de gratidão. Se sairmos com nossos filhos, eles não devem esperar um sorvete, mas se eles ganharem um, devem se sentir gratos.

Pode parecer tão óbvio, mas muitos pais cansados caem na armadilha de se render e dar às crianças o que elas querem apenas para ter um pouco de paz e sossego. É aqui que você tem que ser forte – na verdade, mais forte do que o desejo de seu filho de tomar aquele sorvete! Será difícil. E cansativo. Mas certamente servirá a um propósito maior.

4. DESPERTAR AS BOAS MANEIRAS

As pessoas, muitas vezes, lamentam a falta de educação das crianças de hoje. No entanto, deve-se ressaltar que há muitos jovens maravilhosos que têm maneiras impecáveis, e um forte desejo de ajudar os outros.

Embora não vivamos mais em uma sociedade onde os homens tiram o chapéu quando cumprimentam alguém, ainda podemos pensar em tirar nossos óculos escuros quando paramos para conversar com os outros (mesmo que seja apenas para aquele “olá” inicial). Ainda podemos encorajar nossos filhos a ceder seus lugares para alguém mais necessitado – seja uma grávida, um idoso ou alguém com alguma deficiência. As boas maneiras começam em casa, portanto, seja um exemplo. Agradeça aos seus filhos se eles fizerem algo, mantenha a porta aberta para eles, e peça educadamente ao fazer-lhes alguma solicitação.

5. PERMITIR ERROS

Se o seu filho cometer um erro, dedique um tempo para conversar sobre o assunto. O que eles aprenderam com aquele erro? Como eles poderiam evitá-lo? Permita-lhes manter as coisas em perspectiva e eles crescerão em confiança.

6. GARANTIR SEGURANÇA

O lar de um adolescente deve ser seu refúgio seguro e um lugar de calma. Isso é especialmente verdadeiro para aqueles que vivem em grandes cidades, onde pode haver uma atmosfera de estresse e violência.

Mais do que tudo, saber que se é amado leva ao sentimento de segurança. Saber que eles podem cometer seus erros, que podem compartilhar seus sucessos e que sempre haverá alguém para apoiá-los e amá-los incondicionalmente, tudo isso vai trazer mais segurança aos adolescentes.

7. DAR O EXEMPLO DE FÉ

Com comentários depreciativos – verbais ou on-line – voltados para aqueles que seguem uma religião, às vezes é difícil se levantar e professar sua fé. Mas as crianças podem aprender com as pessoas que elas conhecem e amam.

Quer sejam membros da família, da comunidade, pessoas admiráveis na esfera pública ou os milhares de homens e mulheres santos da Igreja, há muitas grandes pessoas que mostrarão a seus filhos como levar uma vida de fé e virtude.

Fonte: https://pt.aleteia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF