Fotos: Divulgação/Patriarcado Latino de Jerusalém. |
Jerusalém – Israel (20/07/2022 10:13, Gaudium Press) A Custódia da Terra Santa divulgou uma nota sobre os trabalhos de restauração realizados no interior da Basílica do Santo Sepulcro pela equipe do Departamento de Ciências da Antiguidade da Universidade Sapienza de Roma.
Fotos: Divulgação/Patriarcado Latino de Jerusalém. |
Obras de restauração não impedem a realização de cerimônias litúrgicas
Iniciadas em maio de 2022, as investigações arqueológicas estão envolvendo parte da nave norte da basílica, conhecida como “Arcos da Virgem” e a parte noroeste. Segundo o projeto de restauração do piso, a escavação segue por áreas sucessivas, de forma a permitir a realização das liturgias e o fluxo dos peregrinos que visitam o local diariamente.
Uma sequência estratigráfica foi identificada na área da nave norte, permitindo retraçar os túneis escavadas pelo padre Virgilio Corbo na década de 1960, além de permitir a obtenção de novos dados. Algumas das novas informações são relacionadas aos canteiros da época de Constantino, referindo-se à construção do complexo religioso implantado numa área de pedreira. Além disso, foram encontrados mosaicos relativos à decoração de pisos.
Fotos: Divulgação/Patriarcado Latino de Jerusalém. |
Novas descobertas ao longo dos trabalhos de restauração
Um túnel foi encontrado na porção centro-norte da área, próximo à edícula do Santo Sepulcro. Este túnel desce verticalmente junto à edícula por uma profundidade de 2,80cm, conectando-se ao sistema de escoamento de água. A descoberta é importante para o estudo dos aspectos arquitetônicos que estão sendo analisados no projeto.
Todas as informações obtidas e processadas durante os trabalhos de escavação estão sendo inseridas em um banco de dados criado previamente e vinculado às diferentes fontes históricas e de arquivo, graças ao suporte remoto em Roma. Recentemente, os líderes das comunidades cristãs visitaram o local, onde puderam conversar com os arqueólogos e obter informações sobre os trabalhos de restauração. (EPC)
Fonte: https://gaudiumpress.org/
Nenhum comentário:
Postar um comentário