Translate

sexta-feira, 2 de setembro de 2022

59ª Assembleia Geral da CNBB

Dom George Khoury, bispo árabe do rito greco-melquita. | Foto: Ir. Rosa Maria –
Ascom AG CNBB

ASSEMBLEIA GERAL DA CNBB: UM ROSTO E DIFERENTES RITOS DA IGREJA CATÓLICA NO BRASIL

As Assembleias Gerais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) sempre contaram com a presença de rostos diversificados da Igreja Católica. No Brasil, país tão diversificado, também as expressões do cristianismo católico encontram muitas faces. São 6 diferentes ritos: bizantino, armeno, antioqueno, caldeu, alexandrino e latino. Variam são os ritos mas não se altera a fé professada. Ademais, é explicita a obediência e ao Santo Padre, além do reconhecimento do seu primado.

Eparca de rito maronita, dom Edigard Madi. |
Foto: Ir. Rosa Maria – Ascom 59ª AG CNBB

A 59ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil conta com a participação de duas Igrejas de rito bizantino. Estão presentes no encontro dos bispos o arquieparca de rito ucraniano dom Volodemer Koubetch, OSBM, e o eparca dom Meron Mazur, da Eparquia da Imaculada Conceição, Prudentópolis, PR.

A arquieparquia equivale às arquidioceses, no caso do rito latino. Já a eparquia corresponde às dioceses. Mas ainda há outras expressões rituais. Trata-se do rito greco-melquita, cuja eparquia é confiada ao bispo árabe, dom George Khoury.

Não se trata, porém, apenas de formalidade de conteúdo, especialmente se quer dizer da reciprocidade no convívio, na ajuda, na partilha e na solidariedade. Isto significa projetos conjuntos.

“A pedido do bispo de Santo André (SP), dom Pedro Cippolini, liberei um padre, o que fiz com muito gosto e ele foi como missionário da nossa eparquia, em caráter de bi-ritualidade. E se necessário, ele poderá ser incardinado naquela diocese”, conta o eparca de rito maronita, dom Edigard Madi.

Dom George Khoury, bispo árabe do rito greco-melquita. | Foto: Ir. Rosa Maria –
Ascom AG CNBB

Embora haja diferenças nos ritos elas não significam distâncias. Ao contrário, são formas distintas de enfatizar a unidade. Já se falou acima da unidade de fé. “Somos uma única Igreja, não tem como viver sem esta unidade. Somos irmãos, com diferenças unicamente de ritos, vivemos a mesma fé”, explica dom Khoury.

Organização da Igreja Católica no Brasil

A Igreja Católica no Brasil é organizada por 278 circunscrições eclesiásticas, o que quer dizer, divisões territoriais e administrativas cujo objetivo é organizar e tornar mais eficaz a sua administração.  Contém 45 arquidioceses ou sedes metropolitanas, 220 dioceses sendo 217 dioceses de rito latino, três eparquias orientais.

Há 1 arquieparquia de rito oriental, 8 prelazias territoriais, 01 exarcado apostólico de rito oriental, 01 ordinariato para fiéis de rito oriental sem ordinário próprio, 1 ordinariato militar para todo o Brasil e 01 Administração Apostólica pessoal.

No que se refere ao rito, são 272 circunscrições do rito romano, 01de rito oriental armênio, 01 de de rito oriental maronita, 01 de rito oriental greco-melquita. 01 arquieparquia de rito oriental ucraniano, 01 para os fiéis de ritos orientais sem ordinário próprio, 01 pessoal.

Por Ir. Rosa Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF