Diocese de União da Vitória Entre as imagens quebradas estava uma estátua centenária de Nossa Senhora das Graças |
Confira tudo o que já se sabe sobre o ato de profanação que deixou católicos de várias partes do mundo consternados.
Os católicos do Brasil – e por que não dizer do mundo – ainda estão consternados com um fato que aconteceu na Igreja Matriz de São Mateus, em São Mateus do Sul, PR, onde 28 imagens sacras foram quebradas.
De acordo com o Pe. Diego Ronaldo Nakalski, por volta do meio-dia da segunda-feira, 10 de outubro, alguém entrou na igreja e fechou a porta principal, que sempre fica aberta para as pessoas poderem entrar no templo e rezar.
“Escutamos um certo barulho e logo alguém correu nos informar do acontecido”, afirmou o padre.
28 imagens quebradas
Ao todo, a pessoa que entrou na igreja quebrou 28 imagens, “incluindo as imagens da sala dos santos, do batistério, a imagem do Sagrado Coração de Jesus e da Padroeira, Nossa Senhora da Assunção. Graças a Deus o Sacrário onde fica Jesus Eucarístico não foi violado e também não foram danificadas as imagens dos anjos”, afirmou o vigário paroquial.
Entre as estátuas quebradas, estava uma imagem centenária de Nossa Senhora das Graças que acompanha a comunidade desde a época da fundação da cidade.
Por meio das redes sociais, católicos de várias partes do mundo se mostraram indignados com a profanação das imagens sacras. A comunidade de São Mateus do Sul recebeu milhares de mensagens de solidariedade.
Suspeito preso
A polícia prendeu um homem de 35 anos suspeito de invadir a igreja e quebrar as imagens.
O homem foi detido em outro ponto da cidade, após furtar um celular. Segundo os policiais, no momento da prisão, testemunhas o reconheceram como o autor do ato ocorrido na paróquia de São Mateus. Ainda de acordo com a PM, o suspeito apresentava estar sob efeito de drogas quando foi preso.
Para a polícia, a ação foi um ato de vandalismo e não teria motivação religiosa. O homem responderá a processo por destruir objetos de devoção.
Nota da Diocese pela profanação causada à Igreja Matriz São Mateus, em São Mateus do Sul - PR
ACESSE A NOTA OFICIAL – CLICK AQUI:
“Religião despreszada”
Em uma atmosfera marcada pela tristeza e consternação, centenas de fiéis participaram da missa de reparação pela profanação das imagens religiosas. Durante a celebração, o altar estava desnudo e as estátuas quebradas ainda se encontravam no chão.
O bispo diocesano de União da Vitória, Dom Walter Jorge, demonstrou profunda tristeza com o ato de vandalismo. Disse ele:
“Confesso a vocês que é um momento bastante triste para mim. Que bom que temos a água benta, que jorra do lado aberto de Cristo para nos purificar. Aspergimos aqui o altar e as paredes desta igreja porque o Templo foi violado, foi maculado. A religião que nos liga com Deus foi desprezada.”
Dom Walter Jorge também exortou os fiéis a rezarem pelo suspeito de ter quebrado as 28 imagens sacras da igreja:
“Não queremos julgar, nem condenar as pessoas, mas queremos ver os sinais de Deus em todas as coisas. Esta casa de Deus foi violada. A dor da Igreja, que somos nós, é grande, mas muito maior é a nossa fé na reparação que o amor pode alcançar de Deus. Nós viemos aqui pedir a Deus que perdoe quem fez, que nos ajude a sermos a Igreja que Ele deseja que somos. Hoje nós nos unimos a esta pessoa porque a humanidade é uma só. Quando um membro da humanidade sobe pela bondade e pelo amor, toda humanidade sobe junto com ele, mas quando alguém da humanidade desce, a humanidade inteira desce junto, porque por detrás está o mal, o pecado, que todos nós, em algum momento consentimos”.
As imagens passarão por um estudo para verificar a possibilidade de restauração.
Fonte: https://pt.aleteia.org/
Nenhum comentário:
Postar um comentário