Translate

segunda-feira, 17 de outubro de 2022

A carta de Maria para Santo Inácio de Antioquia

Walter A. Aue CC
Por Philip Kosloski

Não há comprovação da veracidade da carta, mas o texto nos convida a uma bela reflexão.

Será mesmo que a Virgem Maria escreveu alguma carta? Embora não existam provas conclusivas de que ela tenha escrito alguma coisa durante a sua vida, há uma tradição que diz que Santo Inácio de Antioquia teria escrito à Santíssima Virgem e ela teria lhe respondido.

Santo Inácio nasceu na Síria e acredita-se que ele tenha sido discípulo de São João Apóstolo. Inácio foi ordenado bispo de Antioquia e tornou-se um dos principais membros da igreja cristã primitiva.

Não existe uma data certa da assunção de Maria ao céu.Mas os estudiosos dizem que isso pode ter ocorrido entre os anos 44 e 55. De qualquer forma, Inácio provavelmente estaria vivo antes de a Virgem Maria ter deixado esta terra– e é possível que ele tenha escrito uma carta para ela. Se ele era um discípulo de São João (o discípulo que levou a Mãe Abençoada para sua casa), ele certamente tinha meios de transmitir sua mensagem. Inácio pode até ter conhecido a Virgem Maria.

Qualquer que seja o caso, o documento medieval Legenda Sanctorum relaciona a seguinte troca de mensagens entre os dois. Primeiro, Santo Inácio escreve à Santíssima Virgem.

Para: Maria, a mãe do Cristo De: Inácio A senhora poderia fortalecer e consolar-me, um discípulo de João, com quem aprendi muitas coisas sobre o seu Jesus, coisas maravilhosas para contar, e estou perplexo ao ouvi-las. O desejo do meu coração é ter certeza sobre essas coisas que ouvi por você, que sempre esteve tão intimamente próxima a Jesus e compartilhou seus segredos. Permita que os novos cristãos que estão comigo sejam fortalecidos na fé pela senhora, através na senhora e na senhora.

A Mãe Santíssima teria sido gentil em oferecer a resposta:

Para: meu amado discípulo Inácio De: esta humilde serva de Cristo Jesus As coisas que ouviste e aprendeste com João são verdadeiras. Acredita nelas, agarra-se a elas, sê firme na realização de seu compromisso cristão e modela sua vida nisso. Eu irei com João para visitar-te e aqueles que estão contigo. Permanece firme em tua fé com coragem. Não deixes que as dificuldades da perseguição te sacudam, e que teu espírito seja forte e alegre em Deus. Amém

Vale reforçar que não há certeza sobre a origem dessas cartas, apenas a história de que elas foram transmitidas durante os anos.

Independentemente da veracidade, as missivas podem contribuir para uma meditação fascinante. Podemos nos imaginar no século I e nos perguntar se, naquela época, escreveríamos uma carta para Maria, a Mãe de Deus. Ela era bem conhecida na Igreja primitiva e teria sido uma conselheira muito procurada e ansiosa por ajudar outras pessoas a amarem seu Filho.

Fonte: https://pt.aleteia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF