Lumenite / Shutterstock |
Minúscula diante de 150 milhões de muçulmanos, a Igreja Católica é muito respeitada no país pelo alto nível das suas instituições educacionais, do seu papel decisivo na área da saúde e da sua ação humanitária.
Cerca de 30 mil católicos participaram da peregrinação anual ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima em Baromari, uma paróquia situada em um país onde 91% da população é muçulmana: Bangladesh.
A paróquia pertence à diocese de Mymensingh, formada por 85 mil fiéis organizados em 18 paróquias. Trata-se de uma minúscula porção de pessoas diante dos 150 milhões de muçulmanos do país.
Ainda assim, a Igreja Católica é muito respeitada em Bangladesh por conta do alto nível das suas instituições educacionais, do seu papel decisivo na área da saúde e da sua ação humanitária, especialmente junto às tribos.
O santuário dedicado a Nossa Senhora de Fátima foi construído em 1997, sob os incentivos do Papa São João Paulo II. Ele havia exortado os fiéis locais a fazerem uma peregrinação antes do Jubileu do Ano 2000.
Na peregrinação deste ano, muitos dos fiéis participantes quiseram agradecer por bênçãos recebidas, em particular pela sobrevivência à pandemia de covid-19 – que teve impacto devastador na vida das famílias.
Entre as celebrações, houve uma vigília de oração, adoração eucarística, via-crúcis, o santo rosário e uma procissão à luz de velas.
A celebração eucarística foi presidida pelo pe. Gabriel Corraya, vigário geral da arquidiocese de Daca, a capital do país.
Fonte: https://pt.aleteia.org/
Nenhum comentário:
Postar um comentário