CC |
Ela surge de um humilde pedido do Apóstolo na hora de ser crucificado.
A Cruz de Santo André, em forma de “x“, tem direta relação com o martírio deste santo apóstolo de Cristo e irmão de São Pedro (aliás, foi ele quem serviu de intermediário para o encontro entre Pedro e o Cristo ao testemunhar diante do irmão: “Encontramos o Messias”! E, por ter apresentado várias outras pessoas a Jesus, a tradição deu a Santo André o título de “ponte do Salvador”).
Um dos discípulos mais fervorosos de Jesus, Santo André padeceu o mesmo suplício do Mestre: a crucificação. No entanto, pediu que não o crucificassem numa cruz com o mesmo formato da de Cristo porque não se achava digno de tanta semelhança.
Crucificaram-no então, de acordo com o relato tradicional, na assim chamada, em latim, “crux decussata“, aquela em forma de “x” que passou a ser conhecida, justamente, como Cruz de Santo André.
Além de fazer parte da vasta iconografia cristã, ela foi incorporada também à heráldica, passando a ser usada em bandeiras e brasões de armas. O caso mais famoso é o da bandeira da Escócia:
A propósito, uma tradição escocesa afirma que as relíquias de Santo André teriam sido levadas para aquele país, especificamente para a cidade que hoje leva o seu nome: Saint Andrews. Graças à presença da Escócia no Reino Unido, a Cruz de Santo André passou a fazer parte da própria bandeira da União, que é o resultado da sobreposição de três cruzes:
- a de São Jorge, da bandeira da Inglaterra (vermelha, no meio, com fundo branco);
- a de São Patrício, que representa a ilha da Irlanda (vermelha em formato de X, com fundo branco);
- e a de Santo André, da bandeira da Escócia (branca, em formato de X, com fundo azul).
Na espiritualidade cristã, a Cruz de Santo André costuma ser representada junto com estas palavras atribuídas ao Apóstolo:
“Salve Santa Cruz, tão desejada, tão amada! Tira-me do meio dos homens e entrega-me ao meu Mestre e Senhor, para que eu, de ti, receba O que por ti me salvou!”Fonte: https://pt.aleteia.org/
Nenhum comentário:
Postar um comentário