Translate

sexta-feira, 11 de novembro de 2022

Arcebispo de Brasília celebra Missa pelo VI Dia Mundial dos Pobres

pexels-lalesh-aldarwish-167964 | arqbrasilia

Arcebispo de Brasília celebra Missa pelo VI Dia Mundial dos Pobres

O 6º Dia Mundial dos Pobres será realizado, este ano, no dia 13 de novembro de 2022. Para celebrar a data, no dia 12 de novembro, o Cardeal Arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar, presidirá a Santa Missa no Setor Comercial Sul, região de Brasília onde diversas pessoas em situação de vulnerabilidade se encontram.

Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), mostram que somente em 2015, o país tinha 101.854 pessoas em situação de rua. Com a crise do país, é possível que o número de pessoas em situação de rua já seja bem superior.

Para motivar a reflexão, o Papa Francisco, em sua carta pelo dia mundial dos pobres deste ano, escolheu o texto bíblico “Jesus Cristo fez-se pobre por vós” (cf. 2 Cor 8, 9). No texto, Francisco enfatiza: “A pobreza que mata é a miséria, filha da injustiça, da exploração, da violência e da iníqua distribuição dos recursos. É a pobreza desesperada, sem futuro, porque é imposta pela cultura do descarte que não oferece perspectivas nem vias de saída”.

A história da Jornada Mundial dos Pobres

No dia 20 de novembro de 2016, na conclusão do Ano Santo Extraordinário da Misericórdia, o Papa Francisco instituiu o Dia Mundial dos Pobres. Na mensagem de lançamento ele disse: “Este dia pretende estimular, em primeiro lugar, os crentes, para que reajam à cultura do descarte e do desperdício, assumindo a cultura do encontro. Ao mesmo tempo, o convite é dirigido a todos, independentemente da sua pertença religiosa, para que se abram à partilha com os pobres em todas as formas de solidariedade, como sinal concreto de fraternidade”.

No Brasil, nos primeiros anos, a CNBB confiou à Cáritas Brasileira a animação e a mobilização do Dia Mundial dos Pobres. A entidade, nesse período, já realizava a Semana da Solidariedade – para pensar e agir por um país justo, fraterno, igualitário, solidário e amoroso, por ocasião de seu aniversário de fundação, 12 de novembro de 1956. A partir da III Jornada Mundial dos Pobres as Pastorais e Organismos Sociais ligados à Cepast-CNBB, assumiram coletivamente a animação e mobilização do Dia Mundial dos Pobres.

Confira a carta na íntegra 

Serviço:

Missa pelo VI Dia Mundial dos Pobres

Dia: 12 de novembro

Horário: 19h

Local: Setor Comercial Sul – Quadra 5 – perto do Posto Policial

Fonte: https://arqbrasilia.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF