Translate

sábado, 5 de novembro de 2022

São Zacarias e Santa Isabel

Visita de Virgem Maria à Santa Isabel e São Zacarias | rs21
05 de novembro

São Zacarias e Santa Isabel

No dia 5 de outubro, a Igreja celebra São Zacarias e Santa Isabel, moradores da aldeia Ain-Karim e parentes da Sagrada Família de Nazaré. Juntos formavam um casal repleto de fé, humildade, e uma união sólida, que jamais se deixaram levar pelas tentações da vida, e sim fiéis perante Deus e seus mandamentos.

Escolhidos por Deus

A história de São Zacarias e Santa Isabel é contada no Evangelho de São Lucas. No tempo de Herodes, o rei da Judéia, Zacarias era sacerdote da classe de Abias. Já Isabel era descendente de Aarão.

O casal possuía uma fé inabalável, corações puros e cheios de amor dedicado ao próximo. No entanto, Isabel carregava uma vergonha para uma mulher hebreia àquela época, desprestigiada pela maternidade por ser estéril. Mas foi a esterilidade dela que a tornou uma grande protagonista feminina na história religiosa da encarnação de Deus entre o povo.

 O milagre concedido pelo Senhor

Na velhice, o casal ainda não possuía filhos, e já haviam desistido de tal possibilidade. Até que Zacarias se pôs a orar num templo e um anjo enviado pelo Senhor apareceu diante de si e lhe deu a notícia de que sua mulher viria a engravidar e gerar em seu ventre um menino chamado João. Prometeu que a criança seria repleta do Espírito Santo.

“Não tenhas medo, Zacarias, porque foi ouvida tua oração; Isabel, tua mulher, vai te dar um filho a quem darás o nome de João. Ficarás alegre e contente e todos se alegrarão com seu nascimento” (Lc 1,13-14).

Mesmo diante da aparição de um anjo, Zacarias desacreditou da promessa, acreditava ser impossível uma gravidez naquela idade, então pediu um sinal de prova. Em resposta, ficou mudo durante a gestação da esposa e só tornou a falar quando João, aquele que viria a se tornar São João Batista, veio ao mundo. Assim, ao recuperar a voz, ele entoou o salmo profético, profetizando a missão do filho.

Recolhimento nos braços de Deus

Durante a maternidade, Isabel se pôs a dividir os dias em três momentos: o silêncio, a oração e a meditação. Virgem Maria, sua prima, recebeu o anúncio de sua divina maternidade do mesmo anjo que recorreu a Zacarias, e assim ficou ciente da gravidez de Isabel. Partiu às pressas para ajudar a prima nos preparativos do parto. E quando Isabel é visitada por Virgem Maria, a prima lhe concede uma bênção: “Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre”.

Zacarias e sua esposa se recolheram, para longe dos holofotes que o nascimento do filho trouxe, se alegraram e se satisfizeram na humildade, da mesma maneira como vieram ao mundo e assim permaneceram. O casal foi fiel a Deus até a morte, em 12 d.C.

“[...] ambos eram justos diante de Deus e cumpriram todos os mandamentos e observâncias do Senhor” (Lc 1,6).

Oração a São Zacarias e Santa Isabel

“Que Deus conceda aos pais de família imitar Zacarias e Isabel, levando-os a viver uma vida santa, sendo justos diante do Senhor e observando com exatidão Seus mandamentos. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.”

São Zacarias e Santa Isabel, rogai por nós!

Fabíola Augusta, da Rede Século 21


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF