Alexandros Michailidis | Shutterstock - Igreja Ortodoxa Grega |
As Igrejas autocéfalas se caracterizam por uma quase total independência.
Não é tão fácil quanto poderia pensar-se a resposta a esta pergunta: quantas Igrejas Ortodoxas existem?
Por um lado, usando a terminologia católica para não complicar, cada diocese pode ser considerada como uma Igreja particular. Isso vale tanto para a Igreja Católica quanto para a Igreja Ortodoxa. Mas acho que não é bem isso que se quer saber.
A Ortodoxia é dividida nas chamadas Igrejas autocéfalas. Elas se caracterizam por uma quase total independência, de modo que as nomeações eclesiásticas, a começar pelas de bispos, são decididas dentro de cada uma, sem a necessidade de se consultar ninguém.
Portanto, parece-me que a questão seria mais precisamente esta: quantas Igrejas autocéfalas existem?
Bem, são quatorze. Mas há outra, a chamada Igreja Ortodoxa na América, que seria a décima-quinta e é formada pelos ortodoxos dos Estados Unidos. No entanto, não é reconhecida como autocéfala por todas as outras, principalmente pela mais significativa de todas elas, que é a Igreja de Constantinopla.
Moscou e Constantinopla
Existe um histórico pano de fundo de rivalidade entre Moscou e Constantinopla. Esta última reivindica jurisdição sobre a chamada diáspora, o que incluiria os ortodoxos que vivem nos Estados Unidos.
Mas o Patriarcado de Moscou reconheceu a autocefalia deles, no que foi seguido pelas outras Igrejas mais ligadas ao patriarcado russo.
Isso, no entanto, não afeta os ortodoxos que vivem no México, já que a capital mexicana sedia o Exarcado da América Central e do Caribe, que depende do Patriarcado de Constantinopla.
Igrejas católicas e ortodoxas
A Jordânia, por outro lado, faz parte do território do Patriarcado de Jerusalém, mas trata-se de duas Igrejas autocéfalas diferentes. E isso é estranho.
Outro ponto complexo é o caso da Igreja Armênia, já que existem duas, e ambas com o mesmo rito: uma está unida a Roma (Igreja Católica Armênia) e a outra está separada (Igreja Apostólica Armênia). No caso do ramo católico, a sua sede fica em Beirute, no Líbano.
Igrejas autônomas dentro da Igreja Católica
Para entender melhor o contexto histórico das igrejas de distintas tradições históricas e litúrgicas que fazem parte da plena comunhão com a Igreja Católica (e que, portanto, não fazem parte das Igrejas Ortodoxas), acesse também este artigo:
Fonte: https://pt.aleteia.org/
Nenhum comentário:
Postar um comentário