Translate

sexta-feira, 28 de abril de 2023

Como confiar a São José nossos sonhos e nossas angústias profissionais

Public domain
Por Hozana

Ninguém dorme bem quando a preocupação é o trabalho e, sobretudo, a falta dele. As contas a pagar, as despesas da casa, a saúde da família, e por aí vai... Imagina então se o chefe da família tem por missão cuidar de Jesus e Maria. Dá pra dormir em paz com uma família desta pra cuidar? Pois para São José dormia. Por quê? A resposta é simples.

Ao longo do Antigo Testamento diversas pessoas foram visitadas por Deus (ou seus anjos) em sonhos: Jacó, José (filho de Jacó), Moisés, Salomão, dentre outros. No Novo Testamento ninguém teve tanto a Santíssima visita em sonhos como São José, pai adotivo de Jesus.

Dos sonhos de São José, dentre tantos ensinamentos, três se destacam:

1. Oração. Em nenhum momento há uma palavra sequer proferida por São José no Novo Testamento. Apesar do silencio exterior, era um homem de profunda intimidade com Deus. Nele prefiguram as palavras de Jesus: “Quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai em segredo; e teu Pai, que vê num lugar oculto, te recompensará” (Mt 6,6). No oculto, isto é, no silêncio. Sobre a recompensa… Patrono da Igreja, Pai nutrício de Jesus, Esposo castíssimo de Maria, dentre tantos outros títulos que lhe foram conferidos.

2. Ação. São José não sonhava por sonhar. Quando o Anjo Gabriel lhe apareceu em sonhos, sabia quem ele era intimamente e, por isto, tinha certeza das atitudes que tomaria ao acordar, o que lhe rendeu o título de fiel protetor de Jesus e Maria.

3. Trabalho. Trouxe em si a regra de São Bento: “ora et labora” (ora e trabalha). Sejamos sinceros. Ninguém dorme bem quando a preocupação é o trabalho e, sobretudo, a falta dele. As contas a pagar, as despesas da casa, a saúde da família, e por aí se vai. Imagina então se o chefe da família tem por missão cuidar de Jesus e Maria. Dá pra dormir em paz com uma família desta pra cuidar? Pois para São José dormia. Por quê? A resposta é simples. Confiança em Deus. Ele já tinha no seu coração as palavras que um dia seu Filho diria: “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo. Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu cuidado” (Mt 6,33s). São José, ao ver e receber sonhos, demonstrou a plena obediência a esses sonhos, e tornou os sonhos uma realidade de vida e para vida.

Entregar nossos sonhos a São José

Por tudo isto podemos nos voltar a este pai amorosíssimo e a ele entregar nossos sonhos, e porque não, também nossas angústias, doenças, dores, esperança de emprego. Ainda que não tenhamos uma imagem de São José dormindo, façamos como o Santo Padre, Papa Francisco:

“Eu gostaria de dizer a vocês também uma coisa muito pessoal. Eu gosto muito de São José porque é um homem forte e de silêncio. No meu escritório, eu tenho uma imagem de São José dormindo, e dormindo ele cuida da Igreja. Quando eu tenho um problema ou uma dificuldade, eu o escrevo em um papelzinho e o coloco embaixo da imagem de São José, para que ele sonhe sobre isso. Isso significa: para que ele reze por este problema” (encontro com as famílias Filipinas em Manila, em janeiro de 2015).

Assim, certos e seguros da proteção deste pai, com confiança entreguemos a ele nossos sonhos e angústias profissionais, rezando a belíssima oração do Papa Leão XIII.

Oração

A vós, SÃO JOSÉ, recorremos em nossa tribulação, e depois de termos implorado o auxílio de vossa SANTÍSSIMA ESPOSA e cheios de confiança, solicitamos também o vosso patrocínio. Por esse laço sagrado de caridade que vos uniu à VIRGEM IMACULADA, MÃE de DEUS, e pelo amor paternal que tivestes ao MENINO JESUS, ardentemente vos suplicamos que lanceis um olhar benigno sobre a herança que JESUS CRISTO conquistou com Seu Sangue, e nos socorrais nas nossas necessidades com o vosso auxílio e poder.

Protegei, ó guarda providente da SAGRADA FAMÍLIA, o povo eleito de JESUS CRISTO. Afastai para longe de nós, ó Pai Amantíssimo, a peste, o erro e o vício que aflige o mundo. Assisti-nos do alto do Céu, ó nosso Fortíssimo Sustentáculo, na luta contra o poder das trevas, e assim, como outrora salvastes da morte a vida ameaçada do MENINO JESUS, defendei também agora a Santa IGREJA de DEUS, conta as ciladas dos seus inimigos e contra toda a adversidade.

Amparai a cada um de nós com o vosso constante patrocínio, a fim de que, a vosso exemplo e sustentados com o vosso auxílio, possamos viver virtuosamente, piedosamente morrer e obter no Céu a eterna bem-aventurança. Amém.

São José, rogai por nós.

Reze conosco essa novena de São José Operário e confie a ele todos os seus sonhos e angústias profissionais (clique aqui para se inscrever).

Wellington de Almeida Alkmin, pelo Hozana

Fonte: https://pt.aleteia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF