As coisas que Jesus disse sobre as crianças foram revolucionárias para o seu tempo! O que esses ensinamentos significam para nós hoje?
Recentemente, fiquei impactada ao saber que as atitudes em relação às crianças eram muito diferentes na época de Jesus.
De fato, a atitude predominante durante o primeiro século era que as crianças eram “inúteis” e tratadas “como bens móveis”.
Assim, saber como as pessoas da época viam as crianças colocou alguns dos comentários de Jesus sob uma nova luz para a mim.
Claro, Jesus era bem conhecido por seu amor pelas crianças. Os Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas incluem histórias em que ele abençoa as crianças, pedindo a seus discípulos para não deixar as crianças longe dele e dizendo que seus seguidores deveriam se tornar como crianças.
Esses comentários certamente parecem muito mais revolucionários quando você sabe que as crianças eram o degrau mais baixo da sociedade no tempo de Jesus! Isso realmente me faz pensar como as pessoas daquela época reagiram quando Ele disse que das crianças seria o reino dos céus.
Mas, como poderia ser para nós demonstrar esse amor pelas crianças? Talvez dizer algo acolhedor e gentil para a família com a criança ativa na missa ou segurar o bebê de uma amiga para que ela coma com as duas mãos.
Que tal cuidar dos filhos mais velhos da sua amiga para que ela possa tirar uma soneca e descansar com seu recém-nascido? Ou oferecer uma missa para as crianças em todos os lugares?
Seja como for, todos nós podemos fazer a nossa parte para seguir o mandamento de Jesus de amar e acolher as criancinhas em nosso meio.
Aqui estão cinco versículos da Bíblia que revelam o que Jesus ensinou sobre as crianças e o que podemos aprender com cada um.
1O REINO DOS CÉUS É DOS QUE SE ASSEMELHAM ÀS CRIANÇAS
“Foram-lhe, então, apresentadas algumas criancinhas para que pusesse as mãos sobre elas e orasse por elas. Os discípulos, porém, as afastavam. Disse-lhes Jesus: “Deixai vir a mim estas criancinhas e não as impeçais, porque o Reino dos Céus é para aqueles que se lhes assemelham”.
Mateus 19, 13-14
2QUEM ACOLHE UMA CRIANÇA ACOLHE A CRISTO
“Tomando um menino, colocou-o no meio deles; abraçou-o e disse-lhes: Todo o que recebe um destes meninos em meu nome, a mim é que recebe; e todo o que recebe a mim, não me recebe, mas aquele que me enviou.”
Marcos 9, 36-37
3HUMILDES COMO CRIANÇAS
“Neste momento, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram-lhe: ‘Quem é o maior no Reino dos Céus?’. Jesus chamou uma criancinha, colocou-a no meio deles e disse: ‘Em verdade vos declaro: se não vos transformardes e vos tornardes como criancinhas, não entrareis no Reino dos Céus. Aquele que se fizer humilde como esta criança será maior no Reino dos Céus'”.
Mateus 18,1-5
4AS CRIANÇAS E SEUS ANJOS
“Guardai-vos de menosprezar um só destes pequenos, porque eu vos digo que seus anjos no céu contemplam sem cessar a face de meu Pai que está nos céus”.
Mateus 18,10
5O MENOR SERÁ GRANDE
“Todo o que recebe este menino em meu nome, a mim é que recebe; e quem recebe a mim recebe aquele que me enviou; pois quem dentre vós for o menor, esse será grande”.
Lucas 9,48
Fonte: https://pt.aleteia.org/
Nenhum comentário:
Postar um comentário