Translate

quarta-feira, 18 de outubro de 2023

Brasil: jovens da periferia tocarão diante do Papa Francisco, junto com russos e ucranianos

Orquestra Criança Cidadã | Facebook

Por Reportagem local - publicado em 17/10/23

A Orquestra Criança Cidadã, de Pernambuco, se apresentará no Vaticano em novembro.

Orquestra Criança Cidadã é um projeto brasileiro de inclusão social por meio da música, sediado na cidade de Recife. Idealizado em 2006 pelo juiz João José Rocha Targino em parceria com o maestro Cussy de Almeida (1936-2010) e o desembargador Nildo Nery dos Santos (1934-2018), a iniciativa oferece aos alunos aulas de instrumentos de cordas, sopros e percussão, teoria musical, flauta doce e canto coral, mas também apoio pedagógico, atendimento psicológico, médico e odontológico, aulas de inclusão digital, três refeições por dia e fardamento, além de bolsas para monitores.

A orquestra já se apresentou em países como Alemanha, Portugal, Estados Unidos, Itália, Argentina, China e Israel. Os convites se devem à qualidade artística do grupo e à relevância do trabalho de responsabilidade social do projeto, gerido pela Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC). De fato, ao longo dos 18 anos da iniciativa, cerca de 700 jovens já foram beneficiados e vários deles seguiram a carreira artística. Os meninos e meninas selecionados em Pernambuco residem na periferia da região metropolitana da capital e encontram na música um caminho de futuro, em contraste com a falta de perspectivas comum às crianças e adolescentes dessas áreas carentes.

Concerto pela Paz, no Vaticano

Em novembro, uma comitiva da Orquestra Criança Cidadã viajará a Roma, onde se juntará a trinta instrumentistas russos, ucranianos e italianos. Seu propósito é sensibilizar o mundo pelo fim da guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Eles farão duas apresentações no Vaticano, com a presença confirmada do Papa Francisco. Intituladas de Concerto pela Paz, as apresentações estão agendadas para 3 e 4 de novembro, respectivamente na Basílica de São Pedro e na Sala Paulo VI. Cabe registrar que a Orquestra Criança Cidadã já se apresentou ao Papa Francisco em outubro de 2014.

Desta vez, a comitiva brasileira é formada por jovens de 14 a 21 anos, todos protagonistas de impactantes trajetórias de superação – desde o menino cujo irmão foi assassinado pelo tráfico até a violonista cujos pais são vendedores ambulantes em estações de metrô. Entre as inspirações do grupo está o ex-colega Antonino Tertuliano, hoje integrante da Orquestra Filarmônica de Israel – e também convidado a se juntar à comitiva em Roma.

Segundo informações prestadas a Aleteia pelo jornalista Tiago Barbosa, o repertório escolhido para as apresentações homenageia todos os países envolvidos na iniciativa: do russo Sergei Rachmaninov e do ucraniano Mykola Leontovich ao italiano Antonio Vivaldi e aos brasileiros Heitor Villa-Lobos, Ary Barroso e Clóvis Pereira – deste último, que é pernambucano de Caruaru e tem hoje 93 anos, foram escolhidas as “Três Peças Nordestinas”, uma produção musical do Movimento Armorial. O repertório inclui ainda a obra do argentino Astor Piazzolla, em tributo à terra natal do Papa Francisco.

Musicistas russos e ucranianos terão comovente destaque em momentos solo e também no encerramento, quando um quarteto formado por integrantes dos países em guerra executarão o tango “Por una cabeza”, de Carlos Gardel com Alfredo Le Pera.

Fonte: https://pt.aleteia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF