Por Cerith Gardiner - publicado em 22/11/23
Aqui estão quatro coisas importantes que você deve ter em mente ao cuidar de uma pessoa idosa.
Embora a sociedade esteja mudando a uma velocidade vertiginosa, é importante lembrar que há uma geração – os idosos – que pode não estar se movendo no mesmo ritmo. Entretanto, sem esses senhores e senhoras idosos, não estaríamos aqui hoje. Ao cuidar de seus idosos, é importante ter em mente alguns dos sentimentos que eles podem estar experimentando e que nem sempre expressam.
1
ELE(A) PODE SE SENTIR FISICAMENTE FRUSTRADO
A partir de uma certa idade, os idosos se deparam com suas limitações físicas. Por exemplo, elas não conseguem mais subir morros como antes. Elas andam em um ritmo mais lento. Não conseguem ouvir tão bem. Todas essas mudanças podem ser uma fonte de frustração. Como você pode ajudar? Em primeiro lugar, diminuindo seu próprio ritmo de falar, andar etc. para garantir que ele possa acompanhá-lo sem ficar frustrada ou irritada. Também pode ser uma boa ideia comentar sobre tudo o que ele ainda é capaz de fazer.
Em caso de dependência, é uma boa ideia assegurar ao idoso que ele não estará sozinho. É importante que ela saiba que, se as tarefas domésticas se tornarem um fardo muito pesado, você pode encontrar soluções.
Muitos idosos relutam em pedir ajuda. Uma maneira de prever isso é ajudá-los antes que eles percebam que precisam. Realize determinadas tarefas quando for visitá-los, como levar o lixo para fora ou fazer pequenos reparos.
2
O CONFRONTO COM A MORTE DE SEUS ENTES QUERIDOS
Quando somos jovens, nos sentimos invencíveis. Facilmente adiamos as coisas para amanhã porque consideramos o futuro garantido. Entretanto, com o passar dos anos, percebemos cada vez mais o valor da vida.
À medida que envelhecem, os idosos perdem algumas das pessoas mais próximas a eles. Seu círculo de amigos diminui. Esses são eventos dolorosos que enfatizam a vulnerabilidade dos seres humanos e podem ser assustadores. Não necessariamente o medo de morrer, mas, em um casal, o medo de viver um sem o outro.
A morte é inevitável, é claro, mas a melhor maneira de ajudar um membro idoso da família é estar presente. Às vezes, isso é tão simples quanto fazer uma ligação telefônica para verificar o estado dele. Também é importante planejar suas visitas, pois isso dá a ela alegria e esperança diante de um futuro mais incerto.
3
ELE(A) PRECISA FALAR SOBRE O PASSADO
Uma pessoa idosa precisa falar sobre o passado, sobre pessoas que você talvez nunca tenha conhecido! No entanto, é importante permitir que ele compartilhe esses momentos com você. Você aprenderá mais sobre eles, o que é sempre interessante e até divertido!
Pode ser divertido fazer viagens ao passado com seus entes queridos idosos. Se o tempo estiver bom, entrem no carro e viajem juntos para lugares que são muito queridos para eles. Esses momentos podem ser preciosos para jovens e idosos.
4
ELE(A) PRECISA SE SENTIR VALORIZADO
Uma das coisas mais importantes que nossos idosos precisam é se sentir valorizados. Isso significa ouvir seus conselhos, especialmente porque eles geralmente têm muito a compartilhar. Você também pode convidá-los a participar ativamente de sua vida. Apenas certifique-se de ser paciente se eles estiverem tendo problemas para lidar com os equipamentos e a tecnologia mais recentes.
Por falar em tecnologia, é importante reservar um tempo para ajudá-los a descobrir novas maneiras de fazer as coisas no dia a dia, como sistemas de pagamento digital, por exemplo.
Outra maneira de tirar o máximo proveito de uma pessoa idosa é passar tempo com ela. Portanto, procure seus entes queridos idosos, desfrute da companhia deles e lembre-se de que, embora eles possam ter envelhecido fisicamente, muitas vezes se sentem décadas mais jovens e cheios de entusiasmo pela vida.
Fonte: https://pt.aleteia.org/
Nenhum comentário:
Postar um comentário