Translate

domingo, 5 de novembro de 2023

O Senhorio de Cristo no Tempo (1/4)

O afresco na contra-fachada da igreja de San Pietro al Monte Pedale perto de Civate (Lecco) que retrata o capítulo XII do Apocalipse (30Giorni)

Arquivo 30Dias – 11/2003

O Senhorio de Cristo no Tempo

No curto espaço de tempo que vai desde a ascensão de Jesus Cristo ao céu até seu retorno glorioso, a vitória do Senhor já está manifestada neste mundo. Reconstituamos os ensaios sobre o Apocalipse de Heinrich Schlier vinte e cinco anos após a morte do grande exegeta bávaro.

por Lorenzo Cappelletti

Não passa um dia sem que o eco do Apocalipse e dos seus temas ressoe nos artigos de jornal, nos ensaios sobre a atualidade e a história, nos debates e nos programas televisivos e sobretudo no cinema e nos seus efeitos especiais, que são, aliás, os que menos acertou em cheio, precisamente porque a do Apocalipse é uma linguagem "que tenta captar e transmitir no sinal - e não na imagem - a importância do acontecimento e ao mesmo tempo o acontecimento verdadeiro e real no acontecimento do mundo" (Heinrich Schlier, O Tempo da Igreja , p. 428). Itálico na tradução italiana, que nos lembra o livro publicado há apenas dez anos, no fatídico 1993, que continha entrevistas e conversas com Dom Giussani: Um acontecimento na vida, isto é, uma história. Itinerário de quinze anos concebidos e vividos.

Portanto, não podemos realmente “furar”, como dizem no jargão jornalístico, ou seja, ignorar esta realidade atual do Apocalipse . Estaremos, portanto, interessados ​​nisso, mas à nossa maneira, deixando-nos guiar por Heinrich Schlier. Guia autorizado (isto significa exegeta), mesmo que desatualizado em vida: mas o seu testemunho foi recordado pelo Cardeal Ratzinger no seu recente discurso por ocasião do centenário da constituição da Pontifícia Comissão Bíblica (ver 30Giorni, n. 6, junho de 2003 , pág. 68).

Schlier, cujo vigésimo quinto aniversário de morte cai em dezembro, dedicou expressamente três ensaios ao Apocalipse , mas também tratou dele em outros. Também faremos uso deles. Citaremos todos eles das coleções em italiano que os contêm, embora em alguns casos tomaremos a liberdade de retraduzi-los dos originais alemães ( Il tempo della Chiesa , 1965 = TC ; Reflexões sobre o Novo Testamento , 1969 = RNT ; La fine del tempo , 1974= FT ).

A nossa intenção não é tanto reconstituir as fases mais sangrentas do embate apocalíptico que antecede o fim dos tempos, ao qual nos dedicamos noutras ocasiões, mas antes compreender como, segundo o Apocalipse, no tempo que ainda resta , «por sinais e escondido no humano [...] o senhorio de Jesus Cristo, ressuscitado por nós na cruz por causa do seu amor obediente, revela-se neste curto espaço de tempo que Deus ainda concede ao indivíduo e a todos humanidade" ( FT , p. 68). De facto, se, com a morte e ressurreição de Jesus Cristo, «o tempo de Deus irrompeu no tempo como o fim dos tempos» ( ibid ., pág. 81), isto contudo não implica o fim imediato dos tempos: «O fim dos tempos veio com o nascimento, paixão e ascensão de Jesus Cristo (ver por exemplo Ap cap. 5 e 12; 11,15.17s; 19). No Apocalipse , portanto, anuncia-se a “proximidade” da “hora”, a vinda “pronta” ou “rápida” do Senhor, a “brevidade” do tempo (1,1.3; 2,16; 3,11; 11,14; 12,12; 22,6s.10.12.20). Contudo, esta “proximidade” do fim não exclui, mas antes inclui um período de tempo dado ao mundo. [...] O facto de esta demora de tempo não ser considerada contraditória com a “proximidade” do Senhor, demonstra que este tempo está verdadeiramente confiado a Deus, que mesmo quando concede o tempo permanece esquivamente próximo” ( TC , p . 169). Aqui, gostaríamos de ver como o pouco tempo que resta é verdadeiramente confiado ao Deus esquivamente próximo.

Fonte: https://www.30giorni.it/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF