Por Francisco Vêneto - publicado em 14/12/23
No entanto, ele não descarta a eventualidade de uma renúncia se for necessário, a exemplo do Papa Bento.
Em entrevista à emissora mexicana N+, conduzida pela veterana vaticanista Valentina Alazraki, o Papa Francisco, prestes a completar 87 anos de idade neste próximo 17 de dezembro, reafirmou que não pretende renunciar ao pontificado, muito embora considere a renúncia uma possibilidade válida e já normalizada desde que foi posta em prática pelo seu predecessor, o saudoso Papa Bento XVI.
Francisco declarou que não descarta a eventualidade de precisar renunciar, a exemplo do Papa Bento, mas, no momento, não considera que seja necessário.
Aliás, caso chegue a hora de fazê-lo, não deverá ser uma surpresa: numa entrevista anterior, concedida no ano passado à rede espanhola ABC, o papa argentino contou que, desde o início do seu pontificado, deixou pronta, como é de praxe, uma carta de renúncia em caso de impedimento médico. Essa carta foi confiada aos cuidados do então cardeal Tarcisio Bertone, então Secretário de Estado do Vaticano. O papa comentou a respeito:
“Vi a coragem de Bento quando percebeu que não conseguia. Preferiu dizer basta. E isso é bom para mim como exemplo e peço ao Senhor que, num determinado momento, eu possa dizer basta, mas quando Ele quiser”.
Francisco reconheceu, mais uma vez, que a idade avançada lhe acarreta dificuldades naturais. Ele já foi operado duas vezes nos últimos dois anos e, recentemente, sofreu um quadro de bronquite. No entanto, declara sentir-se “melhor”, ainda que completando:
“Preciso que rezem pela minha saúde”.
Mentalmente muito ativo, o papa acrescenta ter o desejo de viajar à Bélgica em 2024 e recorda que também considera “pendentes” as visitas apostólicas à Polinésia e à sua Argentina natal.
Fonte: https://pt.aleteia.org/
Nenhum comentário:
Postar um comentário