Translate

sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

A qualidade que nenhuma família deve perder

Drazen Zigic | Obturador
Por Karen Hutch postado em 05/01/24
A família é o núcleo central, onde fomos criados e onde nos sentimos confiantes e seguros, por isso é importante mantê-la unida e redescobri-la diariamente. 

O Santo Padre Francisco convidou todas as famílias a não perderem a capacidade de admiração, pois é “o segredo para se dar bem em família”. Assim, Maria e José ficaram maravilhados em cada momento, transmitindo aquela alegria e esperança.

Fiquei maravilhado com os planos de Deus para eles, bem como com a chegada do Menino Jesus e, claro, com cada trabalho que ele foi fazendo enquanto crescia. 

Normalmente, é com a nossa família que passamos a maior parte do tempo ou vemos diariamente; Porém, às vezes isso nos faz acostumar com cada um de seus integrantes, até esquecemos de conversar ou conviver com eles. 

É por isso que o Papa Francisco nos convida a não deixar de nos surpreender até pelas pequenas coisas.

Pois bem, à medida que crescemos, deixamos de nos surpreender com as coisas cotidianas que Deus nos dá todos os dias, e ainda mais quando essas pequenas coisas se tornam coisas cotidianas como a família, pois ficam em segundo plano. 

Por isso desenvolvemos uma série de dicas inspiradas nesta mensagem do Papa Francisco para redescobrir a sua família e não perder aquela qualidade de saber se surpreender com cada um dos membros da nossa família. 

1
DEIXE-SE SURPREENDER POR DEUS 

O Papa diz-nos que para sermos surpreendidos por outras coisas, devemos primeiro deixar-nos surpreender pelo amor infinito de Deus. Ninguém dá o que não tem, então se não amamos a Deus e a nós mesmos como seus filhos, como poderemos amar os outros? 

2
SURPREENDA-SE COM SEU CÔNJUGE 

Ivanko80 | Obturador

Pegue-o pela mão, deem um passeio juntos, dê um presente e também permita que ele aproveite os detalhes que tem com você. Um ato muito terno que o Papa propõe é olhar-lhe nos olhos durante alguns momentos à noite, apreciando cada um dos seus traços, porque, diz-nos, “o espanto leva-nos à ternura, sempre”. 

3
DEIXE-SE SURPREENDER PELA VIDA DOS SEUS FILHOS

O dom da vida é um grande milagre, por isso não perca de vista este espanto. Arranje tempo para eles! Ouvi-los e brincar com seus filhos. 

O Sumo Pontífice deixa as seguintes perguntas aos pais: Vocês encontram tempo para brincar com os seus filhos? Para levá-los para passear?

4
ADMIRAR OS AVÓS  

Antes os idosos eram vistos como professores e sábios, vamos nos surpreender novamente com suas experiências, conselhos, história e, claro, seu amor, 

Os avós são uma fonte de sabedoria!, assegurou o Papa. Cada um deles tem uma história particular para contar, podemos ter certeza que ao ouvi-los ficaremos mais surpresos do que podemos imaginar. 

O Senhor está sempre procurando maneiras de nos surpreender, por isso mantenha os olhos bem abertos, mas acima de tudo o coração, para que você possa detectar cada uma das maravilhas que Deus tem para você, mesmo nos momentos difíceis. 

O sucessor de Pedro encerrou o seu discurso pedindo a Maria, Rainha da família, que nos ajude a ser surpreendidos: peçamos a graça do espanto. Que a Virgem nos ajude a ser surpreendidos todos os dias pelo bem e a saber ensinar aos outros a beleza do maravilhamento.

Fonte: https://es.aleteia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF