Arquivo 30Dias - 01/02 - 2012
«EU FAÇO NOVAS TODAS AS COISAS»
«Jesus nos dará força. Não você, mas Ele em você"
Roma, 18 de fevereiro de 2012, Basílica de San Lorenzo Fuori le Mura
do Cardeal Jorge Mario Bergoglio
Primeira leitura ( Is 43,
18-19.21-22.24b-25)
Do livro do profeta Isaías
Assim diz o Senhor: «Não te lembres mais das coisas antigas, não penses mais nas coisas antigas! Aqui estou fazendo uma coisa nova: está brotando agora mesmo, você não percebe? Também abrirei uma estrada no deserto, introduzirei rios na estepe. As pessoas que formei para mim celebrarão meus louvores. Em vez disso, você não me invocou, ó Jacó; antes, você se cansou de mim, ó Israel. Você me perturbou com seus pecados, você me cansou com suas iniqüidades. Eu, eu apago seus erros para meu próprio bem, e não me lembro mais de seus pecados”.
Segunda Leitura ( 2 Cor 1, 18-22)
Da segunda carta do Apóstolo São Paulo aos Coríntios
Irmãos Coríntios, Deus é testemunha de que a nossa palavra para convosco não é “sim” e “não”. O Filho de Deus, Jesus Cristo, que Silvano, Timóteo e eu anunciamos entre vós, não era “sim” e “não”, mas Nele havia “sim”. Na verdade, todas as promessas de Deus nele são “sim”. Por isso, através dele o nosso “Amém” sobe a Deus para a sua glória. Foi o próprio Deus quem nos confirmou, juntamente convosco, em Cristo e nos deu a unção, selou-nos e nos deu a garantia do Espírito nos nossos corações.
Do Evangelho segundo Marcos ( Mc 2, 1-12)
Jesus entrou novamente em Cafarnaum depois de alguns dias. Soube-se que
ele estava em casa e tanta gente se reuniu que não havia mais espaço nem na
frente da porta; e ele anunciou a Palavra para eles. Foram até ele
carregando um paralítico, amparados por quatro pessoas. Porém, como não
puderam trazê-lo até ele por causa da multidão, descobriram o telhado onde ele
estava e, tendo feito uma abertura, baixaram a maca em que jazia o
paralítico. Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: “Filho, os teus
pecados estão perdoados”. Alguns escribas estavam sentados ali e pensavam:
«Por que este homem fala assim? Blasfêmia! Quem pode perdoar os
pecados, senão só Deus?”. E imediatamente Jesus, sabendo em seu espírito
que eles pensavam isso dentro de si, disse-lhes: «Por que vocês pensam essas
coisas em seus corações? O que é mais fácil: dizer ao paralítico “Os teus
pecados estão perdoados”, ou dizer “Levanta-te, pega na tua maca e
anda”? Agora, para que saibais que o Filho do Homem tem o poder de perdoar
os pecados na terra, eu vos digo – disse ao paralítico –: levanta-te, pega a
tua maca e vai para tua casa”. Ele se levantou e imediatamente pegou sua
maca e saiu diante dos olhos de todos, e todos ficaram maravilhados e louvaram
a Deus, dizendo: “Nunca vimos nada assim!”.
Na oração de início da missa fizemos um apelo a Deus Pai: “Que a tua ajuda, Pai misericordioso, nos torne sempre atentos à voz do Espírito”. Precisamos desta ajuda de Deus para compreender a voz do Espírito, a novidade do Espírito. O Espírito é sempre novo, vem sempre para renovar. É o que ouvimos na primeira leitura, a profecia: “Eu faço novas todas as coisas”. Isto é o que Deus faz, isto é o que o Espírito faz. Por isso pedimos a ajuda de Deus para estarmos atentos à voz do Espírito, ao novo.
Faça tudo novo. O Evangelho conta-nos a história do paralítico que se renovou com o poder do Espírito e de Jesus. O Espírito estava em Jesus. Jesus é quem nos envia o Espírito para renovar tudo. Jesus é o único capaz de recomeçar tudo, de recomeçar a vida. Pensemos na vida deste paralítico, na vida física, e também na vida interior – porque o Senhor cura primeiro a sua alma: “Os teus pecados estão perdoados”. Jesus tem o poder, com a força do seu Espírito, de renovar o coração. Temos que ter fé nisso. Se não confiarmos no poder de Jesus Cristo como a única salvação, o único que pode fazer novas todas as coisas, seremos falsos cristãos. Não somos verdadeiros cristãos.
Jesus não força você a ser cristão. Mas se você diz que é cristão você deve acreditar que Jesus tem toda a força - o único que tem força - para renovar o mundo, para renovar a sua vida, para renovar a sua família, para renovar a comunidade, para renovar todos . Esta é a mensagem que hoje devemos levar conosco, pedindo ao Pai que nos torne atentos à voz do Espírito que faz esta obra: o Espírito de Jesus.
Hoje, a convite do meu amigo padre Giacomo, a quem tanto amo muito, e todos temos que rezar por ele, porque está um pouco doente... Rezaremos todos por ele? Sim ou não? Não sinto nada... Se a oração for assim, estamos acabados... Vamos todos rezar por ele? Sim!
O convite para hoje é fazer essas confirmações para você que vem receber a força do Espírito de Deus: creia na força do Espírito! É o Espírito de Jesus: acredite em Jesus que lhe envia este Espírito – a você e a todos nós: ele nos envia o Espírito para renovar tudo. Vocês não são cristãos falsos, cristãos apenas de palavras. Vocês são cristãos com a palavra, com o coração, com as mãos. Ouça como cristãos, fale como cristãos e faça o trabalho de cristãos. Mas você sozinho não conseguiria. É Jesus quem lhe dará este Espírito, ele lhe dará a força para renovar tudo: não você, mas Ele em você.
Nenhum comentário:
Postar um comentário