Translate

sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

O nome de Jesus, a oração perfeita

Droga Naroda I Shutterstock
Por Peter Cameron, OP postado em 10/01/24
O mês de janeiro é tradicionalmente dedicado ao santo nome de Jesus, cujo feriado é comemorado todo dia 3 de janeiro, porém nos acompanha o ano todo.

Se você começar a perder de vista o que é a fé e a diferença que faz ser cristão, basta dizer uma palavra, que é a oração perfeita: “Jesus!”

São João promete: “Escrevi-vos isto para que saibais que tendes a vida eterna, vós que depositais a vossa fé no nome do Filho de Deus” ( 1 Jo 5, 13 ).

Esta vida eterna já começa a animar e transformar a sua vida terrena cada vez que você pronuncia este Santo Nome. Como nos lembra o padre italiano Raniero Cantalamessa :

“Repetir o nome de Jesus, com fé no poder do Senhor, quebrará o fio do pensamento mau ou inútil e aos poucos instalará em você o espírito que estava em Cristo Jesus.”

O nome do Senhor salva

São Paulo, falando a partir da sua experiência pessoal, dá o melhor conselho às comunidades cristãs: «Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo» ( Rm 10,13 ). Esta salvação prometida significa poder escapar da nossa própria finitude.

Rezar o Santo Nome pode até ter um efeito positivo sobre o mal cometido: «Os vossos pecados são-vos perdoados em nome de Jesus» ( 1 Jo 2, 12 ). A comunhão entre os cristãos torna-se uma realidade, porque todos pertencem a Deus em nome de Jesus.

Ilpóxi | Obturador

A maior honra do crente

O místico inglês Richard Rolle (+1349) escreveu:

«Se você pensa continuamente no nome de Jesus e o mantém firme, isso purifica o seu pecado e inflama o seu coração; limpe sua alma, remova a raiva e dissipe a preguiça. Aumentar o amor e realizar a caridade. Expulsar o demônio e extinguir o medo. Abre o céu e transforma o homem num contemplativo. Elimine todos os vícios de quem ama.

Pronuncie com devoção o nome Daquele que nunca deixa de querer chamá-lo de amigo. Para os cristãos, este nome é particularmente importante porque, como dizia São Bernardino de Sena: “O nome de Jesus é a maior honra do crente”, pela qual as orações da Igreja “subem ao céu até ao fim dos tempos”.

Oração

Finalmente, podemos repetir com São Bernardo:

«Oh Jesus, a tua única memória
enche o coração de doce prazer,
Mas a tua presença é tão doce
Que supera o mel e tudo mais.
Nada pode ser dito,
Nada cantado, ouvido ou pensado
Que seja mais doce, que agrade mais
Do que o nome do meu Jesus.

Fonte:  https://es.aleteia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF