Como está o seu dia? Quantos eventos você planejou? Suas listas de tarefas são infinitas? Quantas você tem? A do trabalho, a das tarefas, a da casa, a dos filhos e um longo etc.
É muito comum passarmos por momentos em que a ansiedade nos condiciona e deixamos de ser tão eficazes como normalmente somos. Isso acontece quando sentimos mais estresse do que o normal.
Felizmente, existem dois elementos que funcionam totalmente a nosso favor.Por um lado, nem todo o stress que sentimos é negativo; e por outro lado, qualquer situação estressante pode ser gerenciada e superada.
Tipos de estresse
Nesse sentido, pode ser útil lembrar a classificação que a psicologia faz dos tipos de estresse que distingue entre estresse positivo e sofrimento. E, como já mencionamos, nem todo estresse que sentimos é negativo.
1
ESTRESSE POSITIVO
Ao contrário do que se acredita, o estresse nem sempre prejudica quem o sofre. Esse estresse deixa a pessoa afetada motivada e com muito mais energia.Um bom exemplo seria uma competição esportiva onde os participantes devem ter um ponto de vitalidade para poderem sair vitoriosos. Esse estresse está associado a emoções positivas, como a felicidade.
2
ANGÚSTIA OU ESTRESSE NEGATIVO
Quando sofremos de angústia, antecipamos uma situação negativa acreditando que algo vai dar errado, o que gera uma ansiedade que nos paralisa completamente.O estresse negativo nos desequilibra e neutraliza os recursos que em situações normais teríamos à nossa disposição, o que acaba gerando tristeza, raiva, nervosismo, etc.
Vale lembrar que o estresse é uma reação que pode causar sérios problemas de saúde.Foi demonstrado que várias condições crónicas, perturbações psicossomáticas e de saúde mental (problemas cardíacos, ansiedade, depressão, etc.) estão intimamente relacionadas com o stress.
Embora o termo estresse pareça muito moderno, a origem etimológica da palavra é muito antiga, assim como a própria presença do estresse no comportamento humano.
Técnicas de relaxamento
Diante de uma presença constante e aguda de sentimentos de estresse, temos a possibilidade de aplicar diversas estratégias para enfrentá-lo de forma eficaz, principalmente se as praticarmos e conseguirmos o domínio da técnica.
1
ORGANIZAÇÃO DE TEMPO E AGENDA COM BASE EM PRIORIDADES
Nem tudo na vida tem a mesma importância, principalmente quando temos listas intermináveis de coisas para fazer. A vida e a organização social nos concentram no uso do tempo, muitas vezes esquecendo que os dias duram 24 horas. Cabe a nós determinar o uso do nosso tempo.
2
ATENÇÃO PLENA
Tomar consciência de nós mesmos, do momento que vivemos e do nosso presente como circunstância no contexto da nossa vida. Trata-se de desativar o estresse com maior controle do pensamento através de breves minutos de reflexão sobre o momento que vivemos e sobre nós mesmos.
3
RESPIRAÇÃO DIAFRAGMÁTICA
É uma das técnicas clássicas de desativação que geralmente funciona melhor. Respire com calma, respirações profundas e lentas para acalmar os batimentos cardíacos e tomar consciência de nós mesmos.
4
PSICOLOGIA POSITIVA
Possui ferramentas poderosas que comprovadamente são eficazes no gerenciamento do estresse. O importante é escolher aquele que for mais confortável e fácil de aplicar até aprendermos a utilizá-lo quando necessário.
O bom senso é o nosso grande aliado, aliado à firme vontade de pensar as coisas antes de fazê-las, mantendo uma distância saudável de tudo o que acontece ao nosso redor. Se estivermos dentro do problema, somos parte dele e será difícil conseguirmos a visibilidade necessária para dar a cada circunstância o peso que necessita.
Faça uma doação à Aleteia: https://es.aleteia.org/apoya-a-aleteia/?utm_campaign=easter2024&utm_content=cta&utm_medium=inread_box&utm_source=es_aleteia
Fonte: https://es.aleteia.org/
Nenhum comentário:
Postar um comentário