São João Paulo II diz que “cada chamado de Deus é uma história de amor única e irrepetível”, portanto, escolher a profissão ideal de acordo com os talentos e dons que Deus lhe concedeu é um discernimento que marcará grande parte da sua vida. e isso terá um grande impacto junto com a sua vocação.
Entrevistamos Justina Zoltowski – psicopedagoga e idealizadora do projeto Vocatio , que consiste em ajudar quem busca a profissão ideal – a aprender como dignificar o trabalho e fazer um mundo melhor por meio do atendimento profissional.
Antes de descobrir sua profissão, é importante conhecer sua vocação. Justina explicou que vocação “é a inclinação que uma pessoa sente para se dedicar a um modo de vida, podendo estar relacionada tanto com o profissional (trabalho, carreira) quanto com o espiritual”.
Vocação vem do latim vocatio , vocationis , que significa “ação de chamado”. Ou seja, a vocação laboral é um apelo pessoal para colocar os nossos dons ao serviço dos outros.
Porém, a vocação é sempre voltada para os outros, não se pode ter uma vocação dada a si mesmo, diz Justina.
Como descobrir para o que Deus me chama?
Depois de saber em que consiste a sua vocação, é hora de escolher a profissão ideal. Para isso, deixamos-lhe as seguintes recomendações que poderá considerar no momento de fazer o seu discernimento profissional e vocacional.
1
AUTOCONHECIMENTO
Analise quais são os seus gostos, os seus interesses e até quais são as suas virtudes, bem como a sua personalidade, os valores e o estilo de vida que almeja ter. O autoconhecimento ajuda você a se aprofundar em si mesmo e no plano perfeito que Deus deseja para trabalhar com seus talentos.
2
ORAÇÃO
Justina explica que, para descobrir os seus talentos, é fundamental pedir a Jesus que lhe dê o seu olhar e o coloque sobre você para poder reconhecer todos os dois dons que Ele lhe deu e poder desenvolvê-los para torná-los crescer.
Só aí, na intimidade com Deus, você poderá descobrir o verdadeiro propósito daquilo que Deus lhe chama e lhe pede.
3
SUPORTE PROFISSIONAL
Depois de reconhecer quem sou e o que tenho para dar aos outros, posso procurar qual formação ou profissão é a que mais me ajudará a desenvolver esses talentos no local de trabalho.
O acompanhamento de um especialista em psicopedagogia, explica Justina, pode ajudar a “questionar-se sobre aquelas coisas que às vezes são desconfortáveis, ou que você pode até achar difícil ver em si mesmo, em comparação com os outros”.
4
NÃO SE DESESPERE
Por fim, não fique frustrado se ainda não tiver certeza sobre sua profissão. Pelo contrário, peça a Deus que “permita que você olhe para si mesmo da maneira que Ele olha para você”. Desta forma não haverá dúvidas, pois “Deus não inspira no coração desejos irrealizáveis”, disse Santa Teresinha de Lisieux .
Afinal, a decisão que você toma pela mão de Deus, e com a ajuda de um especialista, deve estar sempre inclinada ao amor, só assim planejamos o chamado.
Fonte: https://es.aleteia.org/
Nenhum comentário:
Postar um comentário