Como a vida de um cristão muda com a ressurreição de Cristo? Obviamente, pode-se dizer, com São Paulo, que sem a ressurreição a nossa fé é vã. Agora, santos contemplativos, como Santa Teresa de Ávila, abrem-nos horizontes insuspeitados sobre o impacto da ressurreição de Jesus em nossas vidas.
Podemos aprender muito com a visão que Teresa de Jesus tem de Cristo ressuscitado, que partilhou nos seus escritos, particularmente no capítulo 8 do “Livro da Vida” (números 8 e 9).
Sem palavras
A santa mística fica deslumbrada com a visão de Jesus vivo, que descreve com o pragmatismo castelhano: “se é uma imagem, é uma imagem viva; não um homem morto, mas o Cristo vivo”, “não como estava no túmulo, mas como saiu dele depois de ressuscitar”.
Faltam palavras a Teresa para transmitir o poder desta visão:
«Ó meu Jesus! Quem poderia explicar a majestade com que te mostras! E como Senhor do mundo inteiro e dos céus e de milhares de outros mundos e incontáveis mundos e céus que Tu criaste.
Na oração de Teresa, a visão poderosa de Jesus ressuscitado está intimamente ligada à do dia do julgamento: “Aqui está bem representado como será no dia do julgamento ver esta majestade deste Rei, e vê-lo com rigor para os ímpios."
O resultado: humildade
O resultado transformador para o santo reformador do Carmelo é este: «Aqui está a verdadeira humildade que deixa na alma, vendo a sua miséria, que não pode ser ignorada. “Aqui está a confusão e o verdadeiro arrependimento dos pecados, que mesmo demonstrando amor, ele não sabe para onde ir e assim tudo desmorona”.
Como explica o Irmão Rafael Pascual Elías, carmelita e um dos grandes especialistas da vida de Santa Teresa, a visão partilhada pelo doutor da Igreja sobre o poder de Cristo ressuscitado também pode transformar a nossa vida:
«O seu poder é imenso, é a Humanidade e a Divindade unidas, Cristo é verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Cristo “mostra-se” a Teresa na sua Humanidade e Divindade e faz-lhe compreender a sua grandeza e o seu poder. A luz da Ressurreição preenche Teresa e a apresenta à Divina Majestade de Cristo Ressuscitado.
“O resultado desta visão é que deixa na alma uma grande humildade. Teresa de Jesus, ao ver o Senhor Ressuscitado, reza e descobre a sua miséria”, acrescenta o frade carmelita. Diante do Senhor Ressuscitado tudo se revela, tudo se ilumina pela luz clara e transformadora da Ressurreição. Teresa convida-nos a reconhecer e a arrepender-nos dos nossos próprios pecados, nada melhor pode ser feito diante desta Divina Majestade.
A luz da Ressurreição
A religiosa confirma que “Cristo Ressuscitado com a sua luz envolve-nos num raio de amor e de perdão, Cristo salvou-nos e perante esta realidade, Santa Teresa de Jesus não sabe para onde ir, dissolve tudo e permite-se ser inundado pela luz da Ressurreição".
«A Santa de Ávila mostrou-nos o seu encontro com o Senhor Ressuscitado, descreveu-o detalhadamente e ensinou-nos a rezar diante Dele, agora é a nossa vez de assumir estas palavras que Teresa de Jesus quer que anunciemos a todos os nossos irmãos e proclamar com todas as nossas forças que Cristo ressuscitou! “Aleluia!”, conclui o Ir. Rafael Pascual Elías.
Fonte: https://es.aleteia.org/
Nenhum comentário:
Postar um comentário