O Catecismo da Igreja Católica esclarece como o Espírito Santo atua em nós:
“Ninguém pode dizer: 'Jesus é o Senhor!' mas pela influência do Espírito Santo” ( 1Cor 12,3). “Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho que clama Aba , Pai!” ( Gl 4, 6). Este conhecimento da fé não é possível exceto no Espírito Santo. Para entrar em contato com Cristo é necessário primeiro ter sido atraído pelo Espírito Santo. É Ele quem nos precede e desperta em nós a fé ( CIC 683 ).
E descreva como isso nos é comunicado:
Através do Batismo, primeiro sacramento da fé, a vida, que tem a sua fonte no Pai e nos é oferecida através do Filho, é-nos comunicada íntima e pessoalmente pelo Espírito Santo na Igreja ( CIC 683 ).
Mas por que o chamamos de Espírito Santo, ele tem outros nomes?
Nomes do Espírito Santo
O mesmo Catecismo nos esclarece: “'Espírito Santo', tal é o nome próprio dAquele que adoramos e glorificamos com o Pai e o Filho. A Igreja recebeu este nome do Senhor e professa-o no Batismo dos seus novos filhos (cf. Mt 28, 19)” ( CIC 691 ).
Acrescenta que “o termo 'Espírito' traduz o termo hebraico Ruah , que no seu primeiro significado significa sopro, ar, vento” ( CIC 691 ).
E Jesus o chama de diferentes maneiras:
1
PARÁCLITO
Jesus, quando anuncia e promete a vinda do Espírito Santo, chama-o de “Paráclito”, literalmente “aquele que é chamado para estar ao lado”, advocatus ( Jo 14, 16, 26; 15, 26; 16, 7) ( CIC 692 ).
2
VIBRADOR
“Paráclito” é geralmente traduzido como “consolador”, sendo Jesus o primeiro consolador (cf. 1 Jo 2, 1). O próprio Senhor chama o Espírito Santo de “Espírito da Verdade” ( Jo 16, 13) ( CIC 692 ).
3
ESPÍRITO DE PROMESSA
Além do seu nome próprio, que é o mais utilizado no livro de Atos e nas cartas dos Apóstolos, em São Paulo existem diversas denominações como "Espírito de promessa" ( CIC 693 ):
E isto, para que a bênção de Abraão alcançasse todos os pagãos em Cristo Jesus, e recebêssemos o Espírito prometido pela fé ( Gl 3:14 ).
Nele, vocês, que ouviram a Palavra da verdade, a Boa Nova da salvação, e acreditaram nela, também foram marcados com o selo do Espírito Santo prometido. ( Ef 1:13 )
4
ESPÍRITO DE ADOÇÃO
Somos reconhecidos como filhos adotivos de Deus através do Espírito que nos foi infundido:
E vocês não receberam um espírito de escravos para voltarem ao medo, mas o espírito de filhos adotivos, que nos faz clamar a Deus. ( Romanos 8:15 )
E a prova de que sois filhos é que Deus infundiu em nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama a Deus chamando-o de “Abba!”, isto é, Pai! ( Gá 4, 6 )
5
ESPÍRITO DE CRISTO
São Paulo reconhece a relação da Santíssima Trindade que intervém em nossas vidas:
E se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus habita em vós, aquele que ressuscitou a Cristo Jesus também vivificará os vossos corpos mortais, através do mesmo Espírito que habita em vós.
Aquele que não tem o Espírito de Cristo não pode ser de Cristo ( Romanos 8:9 ).
6
ESPÍRITO DO SENHOR
Novamente São Paulo explica aos Coríntios que não é possível viver sem o Espírito Santo, que é Deus.
Porque o Senhor é o Espírito, e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade ( 2Co 3:17 ).
7
ESPÍRITO DE DEUS
Os romanos e coríntios compreenderam as palavras do Apóstolo através de suas explicações:
Mas vocês não são animados pela carne, mas pelo espírito, pois o Espírito de Deus habita em vocês ( Romanos 8:9 ).
Todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus ( Romanos 8:14 ).
Alguns de vocês eram assim, mas agora foram purificados, santificados e justos em nome de nosso Senhor Jesus Cristo e pelo Espírito de nosso Deus ( 1Co 6:11 ).
8
ESPÍRITO DE GLÓRIA
São Pedro também tratou claramente da intervenção do Espírito Santo sobre aqueles que deram testemunho de Cristo:
Bem-aventurados sois vós, se sois insultados por causa do nome de Cristo, porque sobre vós repousa o Espírito da glória, o Espírito de Deus ( 1Pe 4:14 ).
Fonte: https://es.aleteia.org/
Nenhum comentário:
Postar um comentário