Translate

segunda-feira, 27 de maio de 2024

A explicação do Papa Francisco sobre a Trindade às crianças

Antoine Mekary | ALETEIA
I.Media publicado em 26/05/24
“O Pai que nos criou, Jesus que nos salvou e o Espírito Santo que nos acompanha na vida”, resumiu o Papa Francisco ao explicar o mistério da Trindade a 50 mil crianças.

O Papa Francisco celebrou a missa do primeiro Dia Mundial da Criança, no dia 26 de maio de 2024. Numa homilia sem anotações, falou aos 50 mil filhos fiéis reunidos na Praça de São Pedro sobre a “Trindade” e a necessidade de paz no mundo . O ator e cineasta Roberto Benigni concluiu com um longo discurso no qual exortou as crianças a acreditarem nos seus sonhos e a projetarem o mundo de amanhã.

O Papa Francisco apareceu na Praça de São Pedro em plena forma e com um sorriso no rosto para celebrar o primeiro Dia Mundial da Criança. Na véspera, o Pontífice argentino havia passado a tarde no Estádio Olímpico de Roma com cerca de 50 mil crianças em clima de festa.

Neste domingo, sob o sol de verão, ele abandonou o texto do seu sermão para se dirigir diretamente às crianças numa homilia espontânea de perguntas e respostas sobre a “Trindade ” .

“O Pai que nos criou, Jesus que nos salvou e o Espírito Santo que nos acompanha na vida.”

“O Pai que nos criou, Jesus que nos salvou e o Espírito Santo que nos acompanha na vida”, resumiu Deus o Papa Francisco, fazendo com que as crianças repetissem muitas vezes este catecismo condensado.

Para concluir a sua breve homilia, o Papa argentino pediu às crianças que rezassem pelos pais, avós e crianças doentes. “E acima de tudo, reze pela paz”, insistiu.

Giorgia Meloni e o show Benigni

Em frente à Praça de São Pedro estavam o chefe do Governo italiano, Giorgia Meloni – que se encontrou brevemente com o Papa antes da missa – e o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri. Após a missa e a recitação da oração mariana do Angelus, o Papa Francisco ouviu um monólogo de Roberto Benigni , vencedor do Oscar de melhor ator e melhor filme em língua estrangeira pelo filme "A Vida é Bela" em 1999.

“Quem gostaria de ser Papa? Levante a mão”, disse o artista italiano de 71 anos durante sua apresentação, que durou quase 25 minutos. “Santidade, são vinte, trinta! Temos que expandir o Vaticano!”, ele riu, voltando-se para um sorridente Papa Francisco.

“No Reino de Deus tudo é possível”, continuou Roberto Benigni, garantindo que entre as crianças presentes na Praça de São Pedro poderá estar o próximo Papa. Em palavras ininterruptas, o ator incentivou as crianças a criar e inventar o mundo de amanhã.

“Cada um de vocês é um herói, protagonista de uma história única […] Ame o que faz. Não se limite a fazer um bom trabalho […] Não tenha medo […] Leia tudo que puder […] Não espere que o mundo cuide de você, mas cuide do mundo […] ”. E concluiu implorando às crianças que encontrassem as palavras que poriam fim à guerra.

O Dia Mundial da Criança é uma iniciativa do Papa Francisco, lançada no dia 8 de dezembro. O evento é inspirado no modelo da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), instituída pelo Papa João Paulo II em 1985 para jovens entre 18 e 35 anos. Esta primeira edição reuniu 50 mil crianças – a maioria italianas – no Estádio Olímpico de Roma, no sábado.

Imagens históricas: o primeiro Dia Mundial da Criança

Fonte: https://es.aleteia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF