A importância de Nossa Senhora Auxiliadora por meio de canções
No dia 24 de maio de 2022, celebramos uma data muito especial e importante para a Igreja Católica. A solenidade de Nossa Senhora Auxiliadora, que foi escolhida por Dom Bosco para ser a protetora dos salesianos.
Ela também tem uma grande importância para a Canção Nova, sendo a patrona da comunidade. A relação da Canção Nova com Nossa Senhora Auxiliadora é muito forte, e a mãe está muito presente em todos os espaços da fundação.
Dom Bosco era profundamente “enamorado” pela Virgem Maria, e ela, por causa disso, foi várias vezes apelidada de Nossa Senhora de Dom Bosco. Ele dizia que “Nossa Senhora deseja que a veneremos com o título de AUXILIADORA: vivemos em tempos difíceis e necessitamos que a Santíssima Virgem nos ajude a conservar e defender a fé cristã”.
A história da santa começou, no ano de 1571, quando o imperador dos turcos, Selim I, quis conquistar o continente europeu. O Papa Pio V organizou uma equipe de defesa para proteger e defender os cristãos da invasão muçulmana, e pediu o auxílio e a intercessão da Virgem Maria.
No dia 7 de outubro de 1571, os cristãos ganharam a batalha, e o Papa, em gratidão à virgem, acrescentou nas ladainhas a invocação de: Auxiliadora dos Cristãos.
Porém, a festa de Nossa Senhora Auxiliadora foi estabelecida apenas em 1816, pelo Papa Pio VII, para celebrar e eternizar a derrota de Napoleão I. Ele buscava dominar os estados papais e foi excomungado pelo Santo Padre. Então, Napoleão sequestrou o Papa e o levou para a França. Nossa Mãe Auxiliadora novamente intercedeu e o Sumo Pontífice foi libertado.
Os espaços acadêmicos da Canção Nova, como o Instituto e a Faculdade, celebram enquanto parte da Família Salesiana.
No pátio da Instituição, existe uma pequena gruta, com uma imagem de Nossa Senhora Auxiliadora, onde os estudantes podem rezar e venerar a Santa Mãe de Deus.
As crianças do Instituto são, desde cedo, educadas na fé, participando de missas, orações e eventos no dia da Solenidade da Mãe Auxiliadora.
Monsenhor Jonas Abib costuma dizer que “Na Canção Nova é ela quem tudo faz”, referindo-se ao auxílio da Mãe desde o processo de origem da construção da comunidade até os desafios que enfrenta hoje.
Nossa Senhora Auxiliadora já foi fonte de inspiração para muitas canções, e muitos músicos da Comunidade Canção Nova já a homenagearam em músicas:
“Maria passa à frente”, de Emanuel Stênio. Uma canção que tem um ritmo leve e cadenciado, e fala sobre a Mãe que pisa na cabeça da serpente e nos defende. Afirma que somos a geração de Maria. Confira abaixo:
“Salve Rainha”, canção de Ana Lúcia, com a participação, mais do que especial, de Eugênio Jorge, filmada na Gravadora Canção Nova. É uma melodia para a oração Salve Rainha. Confira abaixo:
“É no teu colo mãe”, de padre Adriano Zandoná. Uma canção do último lançamento do padre, o álbum “Quero Tua Presença”, que fala sobre ter forças para lutar, mas também ter o conforto do abraço de mãe. Confira abaixo:
“Maria com Saudade”, Pitter Di Laura. Uma música singela e melodiosa que aborda o medo que Maria sentiu após a revelação da gravidez. Medo de perder José. Fala sobre o amor romântico deste casal modelo, da Sagrada Família. Confira no link
“Mãe da Graça”, de Thiago Tomé. Canção que afirma que Nossa Senhora é segura de amor, bendita e honrada. Um amparo que leva a Deus nossas orações. Confira abaixo:
Nós montamos uma playlist especial, para que você possa celebrar bem essa data. Você pode acessar, agora mesmo, por meio deste link.
Suelen Barros
Conteúdo Digital
Nenhum comentário:
Postar um comentário