Translate

sexta-feira, 31 de maio de 2024

O Pobre Homem da Rússia2 (2)

São Serafim de Sarov em ícone russo do século XIX preservado na Biblioteca Nacional de Paris [© Scala] | 30Giorni

Arquivo 30Dias – 05/2009

SERAFIM DE SAROV. Duzentos e cinquenta anos após o nascimento

O Pobre Homem da Rússia

Como Francisco de Assis, Serafino pertence a uma “qualidade” particular de testemunhas da história da Igreja: a dos narradores da doçura e da ternura de Deus. Artigo do fundador da Comunidade de Bose também sobre o santo monge ortodoxo. venerado pelos católicos.

por Enzo Bianchi

Visando reviver a vida de Cristo, Serafino deu ao seu deserto os nomes da terra da encarnação do Senhor, para dele ter uma memória incessante. Um canto da floresta chama-se Nazaré, outro Betânia, o topo de uma colina é conhecido como Monte das Bem-Aventuranças, uma caverna chama-se Getsêmani. Todas as semanas lia todo o Novo Testamento e as Regras de Pacômio, praticava a memória ininterrupta de Deus praticando a oração do coração, aprendia e punha em prática os escritos dos grandes padres monásticos e, sobretudo, continuava o seu esforço. de purificação por caminhos espirituais cuja existência infelizmente muitos homens desconhecem.

Mas aqui, no deserto da solidão e na luta contra as paixões e os pensamentos inspirados pelo demônio, Serafino vivencia a sua “descida ao inferno”. Todo crente sabe que mais cedo ou mais tarde, em sua jornada espiritual, ocorre uma hora ruim, de provação, de luta indescritível que nunca poderá ser contada aos outros. É a hora em que Deus parece entregar o seu servo aos poderes infernais, aos dominantes ocultos que se mostram coabitantes no homem, para que o homem de oração se veja lançado num confronto assustador e desesperado com o mal. Até Moisés, servo de Deus, conheceu esta hora em que «o Senhor o encontrou e tentou matá-lo» ( Ex 4, 24). Todo cristão que recebeu de Deus um alto grau de fé e uma missão particular conhece, mais cedo ou mais tarde, esta noite escura, que nos visita na doença física, ou na doença mental, ou na experiência do pecado mais devastador. É sempre uma hora misteriosa da qual mais tarde nem mesmo o protagonista consegue reconhecer o início e o fim, como se deu a descida e a subida, a morte e a ressurreição. Batizado na morte de Cristo, aquele que está comprometido com um seguimento real deve descer com Ele ao inferno antes de ser uma nova criatura. Muitas vezes esta descida é a garantia de uma assunção séria e decisiva da própria vocação, de uma clara consciência de si mesmo como pecador perdoado, salvo por Deus.

Serafino já tinha experimentado esta morada na sombra da morte durante a sua longa doença como noviço. , mas nos anos de aprendizado da vida eremita viveu o que seria sua experiência ascética, seu podvig mais radical. Como os antigos estilitas do deserto, Serafim passa três anos, mil dias e mil noites em oração, ajoelhado durante o dia numa pedra da sua cela, e à noite numa rocha na floresta, com as mãos levantadas para o céu, chorando. incessantemente: «Senhor, tem piedade de mim, pecador! Serafino conhece a descida ao inferno através das degradações do ser criado, do humano ao animal e ao vegetal até se tornar algo entre as coisas, a rocha e o vento, recapitulando assim todo o passado cósmico, assumindo em seu corpo e em sua forma de vivenciar o oração e gemido de cada criatura, tornando-se assim voz e invocação de misericórdia não só do mundo futuro. Contudo, o comportamento deste eremita deve ter parecido bizarro ou incompreensível para muitos. O novo superior Nifonte chama Serafino de seu “Pequeno deserto distante” pedindo-lhe que volte a viver no mosteiro. Serafino obedece, o Senhor parece chamá-lo para uma nova etapa no seu caminho de transfiguração à imagem de Cristo.

Retornando a Sarov, Serafino viveu alguns anos em completo confinamento em sua cela. Um ícone da Mãe de Deus, que ele chama de “alegria de todas as alegrias”, é a testemunha silenciosa da sua oração incessante. Já se passaram mais de trinta anos desde que ele entrou no mosteiro. O longo tempo de preparação acabou, a metamorfose pneumática foi concluída, os demônios foram derrotados e Serafino agora participa das condições do Ressuscitado. Em 1813 amenizou a severidade da sua prisão e passou a acolher hóspedes e peregrinos a quem dava os seus conselhos, como um starec que já tinha alcançado o discernimento e a paz interior. Este encontro renovado com os irmãos da luz mostra que Serafino não fugiu dos homens, mas do mundo; tendo descido ao inferno com Cristo, com Cristo ressuscitado dos mortos pode agora anunciar com alegria e autoridade a vitória definitiva de Cristo sobre a morte.

Fonte: https://www.30giorni.it/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pe. Manuel Pérez Candela

Pe. Manuel Pérez Candela
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Sobradinho/DF